Eles só podem sair da Academia fardados e têm que passar por uma revista de uniforme (que melhora de acordo com o passar dos anos, mas, que para o primeiro ano é uma luta). Eles são liberados finais de semanas e feriados (normalmente, são emendados) e, os três últimos anos têm liberação à noite em alguns dias da semana (2º ano na quarta, 3º ano na terça e na quarta e 4º ano de terça a quinta), dependendo do ano e do atual comandante. Isso se não estiverem punidos, claro (as punições na AMAN são piores que na EsPCEx). Além disso, nos feriados alguns têm que pegar serviço, e para isso eles seguem a “Regra do Compasso”, que funciona assim: os cadetes que moram nas cidades próximas a Resende, pegam serviço, para dar oportunidade aos que moram longe poderem visitar suas famílias. Com isso, os meninos de Resende, do Rio, de São José dos Campos e demais cidades próximas a Resende, têm mais tendência a pegar serviço nos feriados prolongados, para os que moram mais longe poderem visitar suas famílias.
É muito legal que você tenha uma cópia do PGE (o calendário do ano acadêmico) consigo, para ter certeza dos dias de liberação do seu amor, até porque eles só têm direito a feriados nacionais e militares, então é bom ter os dias certinhos para se programas. Mas tenha em mente que o PGE é para nortear e não a verdade absoluta, pois as ordens mudam a toda hora, e com elas os planejamentos. Aqui está o PGE de 2012 para vocês terem uma noção (os cadetes têm acesso ao PGE pela intraman e algumas namoradas também o repassam assim que o conseguem):
Como vocês podem ver, também são 2 férias por ano, a no início de julho, de 2 semanas e a do final do ano, que vai até a data de apresentação no ano seguinte. O 1º ano (alunos da prep) e o 4º ano são os primeiros a se apresentarem, depois o 3º ano e, por fim, o 2º ano. Além dos feriados que eu já falei, normalmente eles também ganham a segunda-feira seguinte ao Dia das Mães e dos Pais, para que eles possam aproveitar o dia com os mesmos, mas isso não é uma regra, já teve ano de terem que voltar no domingo mesmo, normalmente. Além disso, no Corpus Christi eles só são liberados na quinta-feira após os cultos religiosos que eles são obrigados a participar, é a chamada "Páscoa Acadêmica".
Assim como na prep, da AMAN também saem os especiais. Todo final de semana tem ônibus para o Rio e para Juiz de Fora e, quando tem feriado, aumenta o número de destinos. O bom do especial é que ele é bem mais barato que pegar ônibus na rodoviária e os meninos podem sair com o abrigo. Além de ser mais seguro e caso aconteça alguma coisa na estrada, ou com o ônibus, e este atrase, é só o chefe do especial (o que fica responsável pelo ônibus) contactar o oficial de dia e avisar o atraso que eles não são punidos.