terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mudanças com o fim do Avançado

     Como vocês já devem saber, em 2013 foi o último ano que teve o Curso Avançado na AMAN. A turma que entrou na EsPCEx em 2012 já entrou com um regime diferente de ensino, aprendendo, na Escola, matérias relativas ao ensino do 1º ano da AMAN do regime anterior. A formação do Oficial do Exército continuou a ser de 5 anos (1 ano na EsPCEx e 4 anos na AMAN - ou seja, diferentemente do que muitos falam por aí, a EsPCEx não acabou!!!), mas antes era 1 ano de ensino médio (a EsPCEx correspondia ao 3º ano do ensino médio) e 4 anos de ensino superior, e agora os 5 anos passaram a ser apenas de ensino superior.
    Em virtude disso, vieram outras mudanças. Além do conteúdo didático, os campos também foram modificados. Como no 1º ano da AMAN eles teriam que fazer campos que antes eram divididos entre o 1º e o 2º ano, alguns campos foram extintos e um ou outro puxado para a EsPCEx.
    Por sua vez, a escolha de arma de 2014 sofreu alterações, o 2º e o 3º anos tiveram que escolher no mesmo ano, em fevereiro, com poucos dias de diferença (mas isso foi apenas nesse ano de transição de regimes, a partir daqui apenas os cadetes do 2º ano escolherão suas armas, no início do ano). As Acadêmicas também foram mudadas, agora o básico passou a competir entre suas companhias.
      Contudo, podemos dizer que, no geral, não houveram muitas transformações. Essas foram as principais (e os 3 anos na arma, claro), mas em termos de cerimônias, formaturas e tal, continuou basicamente a mesma coisa.
     Sempre que houve alguma modificação, apontarei para vocês no próprio post, ok? Até mesmo porque, como eu canso de falar por aqui, a formação do meu namorado foi pelo regime antigo, então destacarei as mudanças para vocês para não ficaram perdidas e pensarem que eu tô falando muita besteira (ou, como eles dizem, "pagando o bizú errado", rs).

sábado, 16 de agosto de 2014

Manobrão

      Como eu já disse anteriormente, o Manobrão (nome carinhoso da Manobra Escolar - como consta no PGE) é um campo de duas semanas que acontece no final do ano (duas semanas de novembro) e em que toda a Academia participa. Contudo, por falta de espaço para todos, uma vez que alunos da EsSA e da EsSLog (Escolas de formação de Sargentos) também participam, o 1º ano passou a não ir mais, razão pela qual eu só estou falando mais dele agora.
Manobrão de 2012. Fonte: site da EsSA
     Apesar de todo o pavor que “2 semanas de campo” pode causar, o manobrão é mais tranquilo do que o esperado. Todos são separados em dois exércitos, então uma parte fica em uma base e a outra em outra. Os dias que eles vão e quantos dias ficam no terreno varia de acordo com a Arma, da função que desempenharão e também do "exército" que eles fazem parte.
     Lembro que, da primeira vez, meu namorado ficou em um exército em que a base era num terreno perto da AMAN e com sinal da tim (aleluia!). Mas quem ficou no outro exército foi para Fazendo Boa Esperança, onde o sinal passa longe. Então, falar com o amor nesse tempo foi questão de sorte mesmo. E, dos 12 dias de campo, no terreno mesmo ele ficou por volta de 5 dias, antes de ir fazia atividades na AMAN e dormia na ala. Por isso que digo que essas "2 semanas de campo" é só pra assustar mesmo - e fazer com que eles percam um final de semana, o que não é nada legal - mas passa rápido e não é o tempo todo sem se falar, o que já ajuda né.
     Quando meu Amor estava no 2º ano, ainda era no regime antigo de formação, como vocês já sabem, então os calouros podiam optar com qual arma queriam ir, mas nem todos foram atendidos, pois as vagas eram limitadas, então eles colocavam as opções e no final o comandante da companhia escolhia. Eles colocavam as 7 armas e a SIEsp (que teve um pelotão de cadetes) em ordem de preferência e rezavam para ir onde queriam. A ideia é ir com a arma que você pretende seguir, para ver se é realmente aquilo que você quer, já que esse é um dos principais treinamentos da AMAN. Com o final do Avançado em 2013, eles não terão mais essa possibilidade de escolha, tendo que ir em suas respectivas armas.
     No 3º ano, os cadetes que estão fazendo o Curso de Paraquedista (Pqd) não participam do Manobrão, pois estarão tendo atividades do curso na mesma época. Além desses, os cadetes do 4º ano que são atletas e participam da Navamaer, estão fazendo o Curso de Guerra na Selva ou estão em missão no exterior no período em que ocorre o Estágio na Tropa (EPTC) também não participam do Manobrão,  pois terão que fazer o estágio nessas duas semanas.