terça-feira, 21 de julho de 2015

Curso de Paraquedista

      Se o seu namorado tem a intenção de ser paraquedista, com certeza você já ouviu falar do "PQD" por várias e várias vezes... Muito embora o certo seja "Pqdt", é mais que comum chamarem apenas de "Pqd". Pois bem, a partir de 2010, os cadetes do 3º ano passaram a poder fazer o Curso Básico Paraquedista, que é a porta de entrada para os demais cursos da Brigada de Infantaria Paraquedista.
      O curso tem duração de 6 semanas e, ao ser aplicado para os cadetes do 3º ano, é dividido em duas partes: uma na AMAN e outra no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (Brigada Paraquedista, Vila Militar, Rio de Janeiro/RJ), sendo 3 semanas em cada. Contudo, bem antes de começar o curso já começam os estresses da preparação.
Flexão na área do Curso, AMAN. Fonte: Serei Oficial.
      No meio do ano, os voluntários ao PQD (que podem ser de toda e qualquer arma) já começam a fazer os primeiros testes físicos, aplicados pelos instrutores da AMAN. Nessa primeira fase, vários já são cortados - por não conseguirem fazer a quantidade de barras e flexões determinadas. Depois disso, os que passaram são submetidos a exames médicos e, aqui, mais uma grande quantidade já é eliminada (além de problemas na coluna e nos joelhos, muitos descobrem que têm sinusite, o que também os deixa de fora). Aprovados nessa primeira bateria de testes e exames feitos pela AMAN, eles estão aptos para o curso.
Canguru na área do Curso, AMAN. Fonte: Serei Oficial.
      O curso começa em novembro e, na verdade, antes mesmo de começarem as atividades da área de estágio, eles têm que realizar um outro teste físico, dessa vez aplicado pelos instrutores da Brigada (quem não passar, também fica de fora). Nessa etapa prévia, eles já estão com o cabelo raspado e terão que ficar assim até o final do curso (acostume-se com a careca! rs). Quem não conseguir realizar as provas físicas exigidas novamente, também estará fora do curso.
      As primeiras três semanas eles passarão desenvolvendo as atividades na área do curso na AMAN (que fica próxima à área de Educação Física), mas com os instrutores paraquedistas. E já começou muita ralação! Na primeira semana muitos já desistem por não aguentarem a carga de atividade física. Muito embora não seja o dia inteiro de curso, a intensidade dos exercícios é muito pesada e, por isso, muitos contratam massagista para aliviar a dor diária e estar pronto para o dia seguinte (ficar sem nada, nem uma polmadinha, não rola). Pelo curso começar em novembro, quem está no PQD não participa do Manobrão, tampouco realiza alguma missão no Aspirantado. Além disso, eles também não pegam serviço, ficam exclusivamente à disposição do curso.
Asas de Prata - Brevê de Paraquedista.
      Passadas as três semanas na AMAN, os cadetes irão para a Brigada Paraquedista, na Vila Militar da cidade do Rio de Janeiro. Lá no Centro de Instrução Paraquedista eles farão as 3 semanas restantes de curso. Ou seja, o curso pega um pouquinho das férias, uma vez que vai até o início/meio de dezembro.
      Concluídas as 6 semanas, e realizado o salto do avião (que é requisito indispensável para a formação no curso), eles poderão receber as Asas de Prata, a Boina Grená e usar o Boot Marrom, símbolos do paraquedista.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

SIEsp de Operações Especiais

    Bom, a essa altura você já deve entender como as SIEsp funcionam, não é mesmo? A terceira e penúltima SIEsp não é muito diferente das demais. Eles também serão divididos em dois turnos, contudo, como agora estão divididos por armas [NOTA: A partir de 2014, eles já estarão divididos em armas a partir do 2º ano], será de acordo com elas a divisão dos turnos. Os cadetes de Infantaria, Intendência e Material Bélico vão em um turno e os cadetes de Artilharia, Cavalaria, Comunicações e Engenharia em outro. Se o primeiro grupo foi no 1º turno em um ano, é muito provável que no ano seguinte vá no 2º turno, eles costumam intercalar isso.
Fonte: http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/cc/siesp
    Essa SIEsp costuma acontecer no final de setembro/ início de outubro, é a última do ano e, normalmente, os meninos costumam gostar bastante das atividades que eles realizam lá - prepare-se para ouvir muitas histórias, várias e várias vezes! Rs.
     Como SIEsp de Selva, eles não ganham brevet nenhum (como na SIEsp de Montanha), mas sempre tem os que "saem Saci" (cadetes que mais se destacaram e vários fatores influenciam nessa seleção, desde aproveitamento pessoal a conceitos dos companheiros e supervisores).
     Como vocês também já devem estar carecas de saber, sempre tem uma formatura de recepção na chegada da SIEsp, nos dois turnos. A formatura começa em torno de 18 horas, mas pode adiantar ou atrasar, é muito imprevisível, então a dica é a mesma: chegar com folga. Eles chegam super exaustos e fedidos, muito fedidos - se prepare se você nunca foi, não é exagero algum - e são recebido com um lanche (refrigerante e salgadinhos), uma “festinha” de comemoração na ala de sua respectiva arma. 
     Se você for na recepção, é bom ter em mente que há a possibilidade bem grande deles só serem liberados após o café do dia seguinte, para evitar que peguem o carro cansados e causem acidentes na estrada. É possível que eles não sejam liberados nem mesmo se os familiares forem buscar, então é bom ir prevenida para ou voltar sozinha, ou dormir por lá mesmo (acho legal já fechar com alguma amiga antes para ter com quem dividir a diária e não passar a noite sozinha). Teve ano de não deixarem nem ao menos sair para comer na cidade na sexta à noite, tendo que se virar pela LAN (lanchonete lá dentro). Ah, e já aconteceu de liberarem num turno e não liberarem no outro... Ou seja, tudo pode acontecer, esteja preparada para todas as opções!