domingo, 20 de setembro de 2015

SIEsp de Operações Contra Forças Irregulares

     E essa é a primeira ponta da estrela que será alcançada pelos "aspiras". A SIEsp do 4º ano é a primeira a acontecer, logo em abril.
Fonte: http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/cc/siesp
     Como em todas as outras, eles serão divididos em 2 turnos: em um irão os cadetes de Infantaria, Intendência e Material Bélico e, no outro, os cadetes de Artilharia, Cavalaria, Comunicações e Engenharia. Provavelmente o turno será o contrário do que foi no ano passado, mas não é certo.
     Como nas duas SIEsp anteriores (Selva e Operações Especiais), eles não ganham brevet nenhum (como podem vir a ganhar na SIEsp de Montanha), mas, como de praxe, sempre tem os que "saem Saci" (cadetes que mais se destacaram e vários fatores influenciam nessa seleção, desde aproveitamento pessoal a conceitos dos companheiros e supervisores).
     A formatura de recepção da chegada da SIEsp, como você já está careca de saber, começa em torno de 18 horas, mas pode adiantar ou atrasar, é muito imprevisível, então chegue com folga. Eles chegam super exaustos e fedidos, muito fedidos - se prepare se você nunca foi, não é exagero algum - e são recebido com um lanche (refrigerante e salgadinhos), uma “festinha” de comemoração na ala de sua respectiva arma. 
     Se você for na recepção, é bom ter em mente que há a possibilidade bem grande deles só serem liberados após o café do dia seguinte, para evitar que peguem o carro cansados e causem acidentes na estrada. É possível que eles não sejam liberados nem mesmo se os familiares forem buscar, então é bom ir prevenida para ou voltar sozinha, ou dormir por lá mesmo (acho legal já fechar com alguma amiga antes para ter com quem dividir a diária e não passar a noite sozinha). Teve ano de não deixarem nem ao menos sair para comer na cidade na sexta à noite, tendo que se virar pela LAN (lanchonete lá dentro). Ah, e já aconteceu de liberarem num turno e não liberarem no outro... Ou seja, tudo pode acontecer, esteja preparada para todas as opções!
     Bom, como eu disse lá no começo, está completa a primeira ponta da estrela, e lá se foi a última SIEsp! Agora sim, como eles dizem: SIESP É COISA DE CADETE! xp

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

4º Ano

      E, enfim, chegou o quarto e último ano! Acho que são várias as fases que a gente passa até de fato cair a ficha de que esse será o último ano que nossos amores passarão na querida Academia. Para umas, a proximidade não apenas pelo "estourar da bolha", mas também pelo tão sonhado casamento. Para outras, a esperança pela volta do amado para sua cidade (ou, pelo menos, perto). Para outras, o medo da incerteza do próximo ano. Seja qual for o seu caso, a euforia começa logo após a virada do ano.
     Os cadetes do 4º ano (chamados já de "Aspiras"), voltam das férias bem cedo, junto com o início da adaptação dos preposos no Curso Básico, ou seja, as férias são bem mais curtas e já na metade de janeiro eles retornam à AMAN. Isso porque eles têm que começar logo as matérias, pois todas as provas terminam bem antes do Aspirantado (na verdade, no meio do ano já quase não tem mais prova, pouquíssimas são as que ficam para o segundo semestre).
     O retorno mais cedo é um pouco doloroso (impossível não ficar com aquela invejinha de quem ainda está com o namorado de férias por mais algumas semanas), mas só de pensar que é a última apresentação, que eles estarão usando a última platina de cadete, e que, em pouco mais de 10 meses, aquilo tudo será só uma lembrança, a tristeza vai embora (nem que seja momentaneamente, rs).
    Na realidade, a palavra "última" é a que mais será dita esse ano! Serão as últimas Acadêmicas, os últimos bailes das armas, a última SIEsp, a última Festa Junina do CIMAN, as últimas provas, a última Navamaer, os últimos campos, resumindo: tudo será ainda mais intenso por ser o último ano de formação, o último ano em Resende e na AMAN (pelo menos como cadetes...).
     No começo do ano, com certeza que você achará que ainda tá demorando muito, que parece tão longe a tão sonhada Espada, mas o ano será tão intenso que passará voando. Por falar nisso, para mim, esse ano só não foi mais "sanhaço" que o Básico (até mesmo porque nada supera O caos na terra né... rs). Era tanta coisa para tão pouco tempo que eles não param nem por um minuto. Depois das férias do meio do ano, melhora um pouco, o ritmo diminui, mas, ainda assim, é muita coisa para fazer, arrumar, comprar, planejar. Em novembro, você verá como tudo passou voando.