sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Escolha de OM

    Se você ficou nervosa e angustiada com a Escolha da Arma, é melhor ir se preparando e tomando uns chazinhos para acalmar os nervos antes da escolha da cidade! Escolha de OM (organização militar, ou seja, quartel), ou escolha de cidade (como mais conhecida entre as namoradas) é a escolha do primeiro destino, o primeiro local em que os então aspirantes irão servir assim que saem da AMAN.
   Sem dúvidas essa é a decisão mais importante que eles tomarão no ano da formatura, uma vez que escolherão a cidade de moradia e o quartel em que servirão pelos próximos, pelo menos, 2 anos. E se você tá achando que vai ser fácil porque qualquer motivo que seja, já pode "desachar" isso aí.
     Como de costume, a escolha é feita do melhor (01, o primeiro da turma) para o pior classificado (o último). Um período antes do dia marcado para a escolha (que já aparece no PGE desde o início do ano e, muito embora possa sofrer alterações, dá para ter uma ideia), que ocorre mais para o final do ano, entre os meses de setembro a início de novembro (a data varia bastante), são divulgadas as vagas disponíveis. Todos os aspirantes vão ao Teatro para uma palestra a respeito da escolha e da transferência e, ao final, são divulgadas todas as opções disponíveis para cada arma.
     Uma vez divulgadas as vagas, a ansiedade e as pesquisas logo começam. O tempo entre a divulgação das vagas e a escolha definitiva (que já variou de uma semana a um mês, mudando conforme o ano), seja curto ou longo, será de bastante estresse e expectativa. Ocorrerão incontáveis "prévias" (organizadas pelos próprios aspiras, que colocarão todas as vagas de sua arma e, do primeiro ao último, vão escolhendo, a fim de ter uma ideia do quais opções terão), que, na verdade, mudarão a cada hora e não refletirão a realidade no dia da escolha, acredite, então nada de ir contando alguma coisa como certa ou impossível apenas pelas prévias.
     Há quem diga que quanto mais tempo entre a divulgação e a escolha, melhor. Particularmente, eu discordo. Acho que o nervosismo só fica mais aflorado durante esse longo período de espera e faz com que eles fiquem confusos e mudando de opinião diversas vezes. Para mim, que gosto de coisas concretas (sim, eu sofro... rs), quando antes, melhor. Tendo o tempo necessário para maturar as opções, pesquisar melhor sobre as cidades e tirar algumas dúvidas, que o "martelo" seja batido de uma vez!