sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Curso Básico

      O Curso Básico é o primeiro ano da AMAN. Nele os meninos são chamados de “bixos” e são subordinados a todos, ou seja, são muitas missões para pagar. É o ano mais difícil que eles passarão lá, mas tudo é suportável. 
        É dividido em quatro companhias: Leões de Guerra, Pantera, Águia Guerreira e Chivunck. Cada companhia tem o seu comandante (um capitão) e é divida em três pelotões. E cada pelotão também tem o seu comandante (um tenente), que, por sua vez, escolhe o nome do pelotão. 
        Devido aos vários acidentes automobilísticos que estavam acontecendo com os cadetes que pegavam o carro para viajar, o comando proibiu que os cadetes do primeiro ano levassem carro para a AMAN, eles são os únicos que não podem deixar o carro no estacionamento. Então, se seu amor dirige e tem carro e quiser levá-lo pra Resende, ele tem que procurar algum estacionamento para deixar, o que provavelmente não irá valer a pena. A cidade não é muito grande, então dá pra fazer quase tudo a pé, o que eles mais reclamam é ter que andar o retão (reta na frente da AMAN), mas ele terá que andar de qualquer jeito porque não poderá botar o carro lá dentro. Contudo, tem também umas vans, com alguns horários certos que levam os cadetes da frente da Academia até a Casa do Laranjeiras (lugar onde eles trocam de roupa). Fora que serão muitas punições e finais de semana sem liberação, que vai valer mais a pena ir de ônibus pra casa.
     Os instrutores são muito mais durões na AMAN do que na EsPCEx, e os cadetes recebem muitas anotações, que viram punições dependendo do grau de gravidade. Ah, quando eles são anotados eles vão para a “hora do pato”, que eles vão para a sala do capitão da Cia e tentam justificar, ou não, a anotação, depois o capitão decide se eles serão punidos e qual será a punição (essa é uma das piores partes, sem sombra de dúvidas!).
      Bom, para já ir adiantado, esse ano, sem sombra de dúvidas, será um ano totalmente diferente para qualquer um, um ano bem singular. Você irá experimentar situações e sentimentos mais antagônicos. Será um ano de muitos sacrifícios, com certeza. Mas, no final, tudo valerá a pena, e vai até parecer que passou rápido. A dica é: entre de cabeça, não espere muita coisa, tudo que vier é lucro e não cobre muito do seu amado, quem mais sofrerá será ele, pode ter certeza. Do mais, tende tirar algo de bom de tudo e, acredite, no final tudo dará boas lembranças e risadas. Acredito que tudo que a gente passa na vida tem um motivo e de cada coisa tiramos um ensinamento. Se hoje chegamos onde estamos, foi porque muitas pedras surgiram em nossos caminhos. O básico é um baita pedregulho, mas tenho certeza que só faz com que nossos “meninos” cresçam e se tornem homens mais responsáveis e maduros.


Nota: A partir de 2013, a AMAN, e as Forças Armadas como um todo, passou a adotar um novo modelo de ensino. Então, não se assuste se falar com pessoas que enfrentaram essa barra antes disso e elas falarem que é um bicho de sete cabeças, pois está tudo muito mudado (e para melhor) por lá! Mas também não vá pensando que vai ser o paraíso, longe disso! A parte da cobrança, principalmente física e psicológica, ficou muito mais tranquila, mas as anotações e as punições continuam a mesma coisa...
Além disso, como já disse anteriormente, em 2012, o Curso Básico passou a ser na EsPCEx, e o primeiro ano na AMAN o Curso Avançado, contudo, as informações que estou colocando aqui valerão, basicamente, para o 1º ano da AMAN, e tentarei apontar as diferenças sempre que possível.

5 comentários:

  1. Olá. meu namorado termina esse ano a EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) e em janeiro está indo para a AFA (Academia da Força Aérea) como Cad. Aviador, queria saber se voce precisa de colaboradora para o blog (: para trocarmos experiencias , já que ele é de outra força, escola e academia . qualquer coisa, entre em contato pelo facebook

    http://www.facebook.com/OliviBeatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Nossa, seria muito legal essa troca de experiências! Adorei a ideia!
      Vou te adicionar pelo facebook! Conversamos por lá, ok?
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi. diz seu email para mandar a logomarca do blog Mulheres na Fronteira. Obrigada, Karine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine!
      O e-mail é: namorarumcadete@yahoo.com.br
      Beijos!

      Excluir
  3. Como já dissemos antes, as coisas estão um pouco mudadas mas você consegue explicar muito bem isso com as notas! Seus posts são a maior fonte de informação que temos. Admiramos muito o seu trabalho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)