Como eu já disse anteriormente, o Manobrão (nome carinhoso da Manobra Escolar - como consta no PGE) é um campo de duas semanas que acontece no final do ano (duas semanas de novembro) e em que toda a Academia participa. Contudo, por falta de espaço para todos, uma vez que alunos da EsSA e da EsSLog (Escolas de formação de Sargentos) também participam, o 1º ano passou a não ir mais, razão pela qual eu só estou falando mais dele agora.
Manobrão de 2012. Fonte: site da EsSA |
Apesar de todo o pavor que “2 semanas de campo” pode causar, o manobrão é mais tranquilo do que o esperado. Todos são separados em dois exércitos, então uma parte fica em uma base e a outra em outra. Os dias que eles vão e quantos dias ficam no terreno varia de acordo com a Arma, da função que desempenharão e também do "exército" que eles fazem parte.
Lembro que, da primeira vez, meu namorado ficou em um exército em que a base era num terreno perto da AMAN e com sinal da tim (aleluia!). Mas quem ficou no outro exército foi para Fazendo Boa Esperança, onde o sinal passa longe. Então, falar com o amor nesse tempo foi questão de sorte mesmo. E, dos 12 dias de campo, no terreno mesmo ele ficou por volta de 5 dias, antes de ir fazia atividades na AMAN e dormia na ala. Por isso que digo que essas "2 semanas de campo" é só pra assustar mesmo - e fazer com que eles percam um final de semana, o que não é nada legal - mas passa rápido e não é o tempo todo sem se falar, o que já ajuda né.
Quando meu Amor estava no 2º ano, ainda era no regime antigo de formação, como vocês já sabem, então os calouros podiam optar com qual arma queriam ir, mas nem todos foram atendidos, pois as vagas eram limitadas, então eles colocavam as opções e no final o comandante da companhia escolhia. Eles colocavam as 7 armas e a SIEsp (que teve um pelotão de cadetes) em ordem de preferência e rezavam para ir onde queriam. A ideia é ir com a arma que você pretende seguir, para ver se é realmente aquilo que você quer, já que esse é um dos principais treinamentos da AMAN. Com o final do Avançado em 2013, eles não terão mais essa possibilidade de escolha, tendo que ir em suas respectivas armas.
No 3º ano, os cadetes que estão fazendo o Curso de Paraquedista (Pqd) não participam do Manobrão, pois estarão tendo atividades do curso na mesma época. Além desses, os cadetes do 4º ano que são atletas e participam da Navamaer, estão fazendo o Curso de Guerra na Selva ou estão em missão no exterior no período em que ocorre o Estágio na Tropa (EPTC) também não participam do Manobrão, pois terão que fazer o estágio nessas duas semanas.
Hey, poderia fazer um post falando sobre essas missões no exterior, como funciona?
ResponderExcluirObrigada ♥
Oi, Jullia!
ExcluirEntão, você quer saber das missões no exterior enquanto eles ainda são cadetes ou depois de formados?
Se for enquanto eles ainda são cadetes, tem uma postagem aqui no blog falando sobre isso: http://namorarumcadete.blogspot.com.br/2015/10/viagens.html