sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saídas, Liberações e Férias

           Eles só podem sair da Academia fardados e têm que passar por uma revista de uniforme (que melhora de acordo com o passar dos anos, mas, que para o primeiro ano é uma luta). Eles são liberados finais de semanas e feriados (normalmente, são emendados) e, os três últimos anos têm liberação à noite em alguns dias da semana (2º ano na quarta, 3º ano na terça e na quarta e 4º ano de terça a quinta), dependendo do ano e do atual comandante. Isso se não estiverem punidos, claro (as punições na AMAN são piores que na EsPCEx). Além disso, nos feriados alguns têm que pegar serviço, e para isso eles seguem a “Regra do Compasso”, que funciona assim: os cadetes que moram nas cidades próximas a Resende, pegam serviço, para dar oportunidade aos que moram longe poderem visitar suas famílias. Com isso, os meninos de Resende, do Rio, de São José dos Campos e demais cidades próximas a Resende, têm mais tendência a pegar serviço nos feriados prolongados, para os que moram mais longe poderem visitar suas famílias.
            É muito legal que você tenha uma cópia do PGE (o calendário do ano acadêmico) consigo, para ter certeza dos dias de liberação do seu amor, até porque eles só têm direito a feriados nacionais e militares, então é bom ter os dias certinhos para se programas. Mas tenha em mente que o PGE é para nortear e não a verdade absoluta, pois as ordens mudam a toda hora, e com elas os planejamentos. Aqui está o PGE de 2012 para vocês terem uma noção (os cadetes têm acesso ao PGE pela intraman e algumas namoradas também o repassam assim que o conseguem):





           Como vocês podem ver, também são 2 férias por ano, a no início de julho, de 2 semanas e a do final do ano, que vai até a data de apresentação no ano seguinte. O 1º ano (alunos da prep) e o 4º ano são os primeiros a se apresentarem, depois o 3º ano e, por fim, o 2º ano. Além dos feriados que eu já falei, normalmente eles também ganham a segunda-feira seguinte ao Dia das Mães e dos Pais, para que eles possam aproveitar o dia com os mesmos, mas isso não é uma regra, já teve ano de terem que voltar no domingo mesmo, normalmente. Além disso, no Corpus Christi eles só são liberados na quinta-feira após os cultos religiosos que eles são obrigados a participar, é a chamada "Páscoa Acadêmica".
        Assim como na prep, da AMAN também saem os especiais. Todo final de semana tem ônibus para o Rio e para Juiz de Fora e, quando tem feriado, aumenta o número de destinos. O bom do especial é que ele é bem mais barato que pegar ônibus na rodoviária e os meninos podem sair com o abrigo. Além de ser mais seguro e caso aconteça alguma coisa na estrada, ou com o ônibus, e este atrase, é só o chefe do especial (o que fica responsável pelo ônibus) contactar o oficial de dia e avisar o atraso que eles não são punidos.

38 comentários:

  1. Melhor assunto é esse rs. É sempre muito bom ter o PGE, você deu a melhor dica que existe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meninas! :)
      O PGE é uma mão na roda mesmo!!! rs

      Excluir
  2. Olá, Me chamo Thiago, estudo muito para que um dia eu possa passar no concurso e entrar na espcex, seu blog é increvelmente íncrivel rs, por favor ainda tenho algumas duvidas se puder ler e me responder, ficaria muito honrado e agradecido, vamos lá entao rs: voce sabe me informar quanto custa o onibus especial? Tirando as puniçoes e serviços, todo fim de semana que os alunos ou cadetes sao liberados ? Por favor me informe tabem qual é o horario de saída deles, sei que o horario de volta sao as 22:00hrs, mas o de saida eu nao sei, eles saiem na sexta msm? Qual horario? Por favor se souber me responda ok! Seu blog é perfeito mesmo ja tirei mts duvidas minhas aqui, por favor nao pare com ele, siga em frente, pois nao só eu, como muitas pessoas ler ele, desde já parabens mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Primeiramente, muito obrigada pelo incentivo e pelos elogios! :)
      O valor do especial varia bastante, pois leva em conta a quantidade de cadetes pagantes. Mas sempre sai mais barato do que pagar 2 passagens de ônibus comuns. Além disso, às vezes não há especial (tiveram alguns anos em que quase não estava tendo), mas sempre tem cadete viajando de carro todo final de semana e rachando a gasolina com os caronas.
      Não é todo final de semana que há liberação (poder sair na cidade) e/ou licenciamento (poder viajar para outras cidades), mas é quase isso. Além de punições e serviços, podem ser programadas missões ou atividades pelos instrutores e comandantes, fazendo com o que final de semana não seja livre. Mas fique tranquilo que são casos pontuais, dá para ir pra casa mais de uma vez ao mês se morar no sudeste.
      O horário de saída depende de muitas variáveis. Normalmente, eles são liberados para o final de semana na sexta-feira após o expediente (saindo da AMAN por volta das 18h) e tendo que voltar no domingo até as 22h ou 0h (dependendo do comando e da situação). Mas isso é bem relativo, os horários não são fixos, é de acordo com o dia, mas, em média, é isso aí.
      Bom, muito obrigada mais uma vez e te desejo muita determinação e foco para que ingresse na EsPCEx! E boa sorte! :)

      Excluir
    2. Ola; todo fim de semana o cadete volta pra casa?

      Excluir
    3. Se ele não estiver punido e não houver nenhuma atividade, ou seja, quando há licenciamento no final de semana, o cadete pode viajar sim.

      Excluir
  3. Olá sou Juliana Gostei muito do seu blog e queria muito que você mim ajudasse
    Ano que vem as Meninas vão poder fazer o concurso para ingressa na ExPCEx . eu já estou Estudando muito para conseguir passar e
    Eu queria saber quem mora em outra cidade como vai poder visitar a Familia, pois sou de Recife só vou poder visitar a minha familia nas férias ? Ou tem outro jeito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Você poderá visitar sua família sempre que houver licenciamento. Contudo, realmente fica bem mais difícil para quem mora longe ir para casa. Mas, ficando de olho nas promoções das passagens aéreas, dá para ir para casa nos feriados prolongados e em alguns finais de semana.
      Bons estudos e continue firme no seu objetivo! :)
      Beijos :*

      Excluir
  4. e pra quem mora no norte do país? eles liberam? tipo, eu moro em natal RN. sera que eu posso ir para casa pelo menos nas ferias? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Todas as férias eles podem ir para onde quiserem. E nos finais de semanas e feriados que tiverem licenciamento e não houver punição, eles também podem viajar para onde quiserem.
      Para quem mora longe, às vezes, fica difícil para ficar indo muito para casa, devido aos custos com passagem e tudo o mais. Mas a maioria dos meninos acaba indo para casa sempre que possível.

      Excluir
    2. Quem mora distante das cidades onde ficam a escolas de formação militar precisa preparar o psicológico para viajar apenas nas férias de meio de ano (2 semanas) e nas férias de final de ano (aprox. 2 meses). Fora isso, fica bastante complicado, pois restam apenas feriados prolongados como Semana Santa, Carnaval, Corpus Christi, etc...coisa de 3 ou 4 dias...
      Pra quem mora em cidades como Curitiba, BH, etc, ou seja, a menos de 1.000 km de distância, fica mais fácil, pois basta pegar um ônibus e viajar no máximo 12 horas. No caso da AMAN, os privilegiados são os cadetes que moram no eixo Rio-Sâo Paulo, sobretudo os cariocas. Pra quem mora acima de 1.000 km, complica muito, pois nesses casos o meio de transporte mais adequado é o aéreo, que requer um certo planejamento e antecipação. E é quase impossível comprar passagem com antecedência, justamente por causa das mudanças de planejamento, escalas de serviço, etc... Portanto, quem mora a mais de 1.000 km da escola precisa preparar-se psicologicamente para o pior...muitos cadetes permanecem em Resende, pois fica praticamente inviável viajar por tão pouco tempo...
      A liberação ocorre, o problema é ter tempo para desfruta-la...

      Excluir
  5. Olá, você só fala sobre cadetes ? Ou fala tbm sobre alunos de outros concursos militares, tipo eu quero fazer EsPCEx, mas se não der vou fazer a EsSA ( escola de sargento das armas) do exercito também, e queria saber se você tem algo a falar a passar pra mim sobre a escola da EsSA ! Se tiver ja agradeço, se não tiver e puder me indicar um blog tipo esse, mas falando sobre a EsSA, tabém agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, eu falo sobre a EsPCEx e a AMAN para as namoradas porque foi o que vivi. Infelizmente, não poderia fazer o mesmo sobre a EsSA.
      Já conheci meninas que faziam blog sobre lá, mas os mesmos não estão mais disponíveis atualmente... :(
      Enfim, boa sorte! ;)

      Excluir
  6. Olá, eu gostaria de saber, caso puder informar é claro, por exemplo, se eu peguei serviço na segunda, quando mais ou menos vou pegar serviço de novo? Já servi o exército e estou me preparando para espcex, mas admito que é um tormento tirar guarda na segunda e na quinta estar de volta... Por isso, se puder me informar eu ficaria grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não posso te ajudar mesmo com essa questão.
      Tampouco alguém poderá te informar com precisão, pois escala de serviço é muito relativa.
      Mas boa sorte!

      Excluir
    2. Amigo, a folga de uma escala de serviço depende do número de militares que concorrem à mesma...tem escalas em que a folga é de apenas 48 horas, e escalas onde o militar pode passar mais de 1 mês sem tirar serviço...isso é muito relativo. No caso das escalas dos cadetes, eles costumam ter a folga bem generosa, já que eles são muitos, principalmente as escalas para cadetes de 3º e 4º anos.

      Excluir
  7. Nao sei se para vc está sendo ,mas para mim está sendo bem difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é fácil, principalmente no começo.
      Mas acredite que as coisas irão melhorar! ;)
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Olá moro no Sul do país, mais precisamente em Santa Catarina, ficaria fácil para vir todo fimportante de semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus!
      Então, isso vai depender de punições e licenciamentos.
      Além disso, algumas informações precisas, só mesmo em cima da hora... Ou seja, em alguns casos é difícil de planejar com antecedência.

      Excluir
  9. Olá, gostaria muito que me tirasse essa dúvida, quando ele é casado e ingressa na Aman,a esposa não pode ir junto ? Eles não fornecem casas perto ou até mesmo dentro do quartel para que ele não precise ter que viajar toda vez pra ir ver a esposa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliamara.
      Então, agora os cadetes podem casar e registrar filhos (ou seja, ter dependentes), mas eles não tem qualquer direito a casas pelo Exército. Se a esposa quiser ir para Resende, será exclusivamente a sua custa.

      Excluir
  10. Olá! Você sabe se o cadete costumam tirar licença no período do carnaval? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É concedido o feriado de carnaval aos cadetes sim. Normalmente ele vai de sexta a quarta-feira de cinzas. Só não poderá viajar quem estiver de serviço.

      Excluir
  11. Os cadetes da Aman podem ter carro ??

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu gostaria de saber se para quem mora longe da EsPECEX ou AMAN teria algum problema passar o final de semana na Academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara. Não sei se entendi bem sua pergunta, você quer saber se familiares podem ficar hospedados dentro da EsPCEx e da AMAN nos finais de semana? É isso?
      Bom, se for, a resposta é não.
      Mas os familiares podem ficar hospedados em hoteis em Campinas e/ou Resende e visitar o aluno/cadete.
      Espero ter ajudado :*

      Excluir
    2. Ahh...desculpa, acho que não fui muito clara na pergunta.
      Eu gotaria de saber se o estudante pode passar o fds na academia msm não tendo serviço ou punição.

      Excluir
    3. Ahhh sim, rs. Entendi o contrário.
      Podem sim! Inclusive vários ficam na EsPCEx/AMAN nos fds e feriados. Principalmente os que têm família longe e não podem ficar pagando passagem de avião frequentemente.

      Excluir
  13. Há uma possibilidade de se casar durante o curso ou nem pensar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora, é possível o cadete casar durante a formação (ou mesmo ingressar na EsPCEx já casado).
      Contudo, essa é uma situação que eu desaconselho veemente.
      A rotina na Academia é bastante puxada e os dias de liberação durante a semana são limitados. Assim, a esposa teria que se mudar para Resende (ou Campinas), pagar aluguel para ficar basicamente sozinha e ver o marido apenas nos finais de semana.
      Realmente não acho que seja uma boa situação, ainda mais para começar a vida de casado, uma vez que o marido não poderá estar sempre presente.
      Mas, cada um sabe de sua vida e o que é melhor para si. Essa é apenas minha opinião.

      Excluir
  14. Tenho dúvida: moro em Brasília e o curso e em São Paulo. Se eu conseguir terminar o curso eu vou entrar para o exército de Brasília ou de São Paulo?

    ResponderExcluir
  15. O cadete militar pode casar durante o curso?

    ResponderExcluir
  16. Tipo eu tenho um filho de 1 ano e 3 meses e quero fazer a EsPCEx queria saber se ele poderia ir junto ou nao ?

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu lendo os comentários percebi que vc fala muito a palavra "agora" em relação aos cadetes casarem e tals ..e fiquei com uma dúvida: Antes os cadetes não podiam casar ? E quem já fosse casado não podia entrar na especex?

    ResponderExcluir
  18. Olá eu queria saber se msm sem punições eu posso ficar no alojamento já que não tenho residência próxima a escola ?? Obrigado amando o blog ♡

    ResponderExcluir
  19. e quanto a ligações?eles tem direito a alguma ligação?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)