sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Festa Junina AMAN

      A Festa Junina da AMAN acontece sempre próximo ao final de junho. É utilizada a área externa do CIMAN (Círculo Militar das Agulhas Negras - o clube militar de Resende, que fica ao lado da AMAN) e acontece em dois dias, sexta e sábado, à noite, começando por volta das 18 horas (mas só começa a ficar animado e a encher por volta das 20h30). Alguns meninos são escalados para trabalhar nas barracas durante alguns períodos, fora os que pegam os serviços normais. Ah, e nenhum cadete está autorizado a sair da guarnição (área em torno) de Resende no final de semana da festa, então, se você não puder ir, seu amado também não poderá sair de lá para te ver.
      Cada arma tem a sua barraca, fora as barracas alugadas por fora. É uma tentação gastronômica sem fim! É aberta a todos, mas o ingresso tem um certo preço e o evento só acaba lá pra duas da manhã, quando ninguém mais aguenta o frio. Os meninos são divididos em turnos pra ficarem se serviço nas barracas. Normalmente é um serviço de duas horas na sexta ou no sábado, bem tranquilo. É venda de ficha, servindo as comidas e tal, nada demais mesmo. O bizu é o primeiro serviço da sexta, que a festa ainda está vazia e quase não tem o que fazer. Além disso, a escala de serviço segue normal, então veja se seu namorado pegará serviço pela AMAN em algum dia logo, peça pra ele tentar trocar se der o azar dele estar bem nesse final de semana. Se for sozinha, procure saber de outra namorada que vai também, caso seu namorado pegue serviço na barraca você terá uma companhia, fora que é sempre mais divertido quando tem alguém conhecido, né.    
       No Básico, também são escalados para se vestirem de animais, coelho e porquinho. Eles são responsáveis pelo correio do amor, além de entreter a garotada. No primeiro ano que eu fui as crianças fizeram a festa com os meninos, jogaram no chão e tudo, tem que levar na esportiva, rs.
       Como em junho é inverno, faz muito frio, principalmente pela área ser cercada de árvores e perto do rio, quanto mais tarde fica, mais frio faz (e faz muito frio mesmo, quando as pessoas falam sai até aquela fumacinha). Então, lembre-se de ir bem agasalhada! Ah, e a maior parte do terreno é grama, então, nada de salto agulha! Normalmente, na noite de sábado a festa é mais cheia, afinal, nem todo mundo pode ir na sexta. Em ambos dias faz muito frio (o normal é ficar menos de 10ºC). Lembro que na primeira vez que fui estava com três blusas, casaco, calça jeans, meia grossa, bota, casaco e até luva e me tremia toda! Em contrapartida, tinham uma meninas de sainha ou então, vestidinho ou shortinho. Nesse dia eu tive a certeza que piriguete não sente frio! Rs.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SIEsp de Montanha


         SIEsp quer dizer Seção de Instrução Especial e, ao todo, são quatro SIEsp (campos específicos dessa sessão) que eles vão fazer na AMAN, uma a cada ano. Para esse “campo” eles são divididos em dois turnos, duas companhias vão em uma semana e as outras duas na seguinte. Eles precisam fazer todas as quatro para se formar e, caso no momento eles estejam machucados ou coisa do tipo, haverá uma outra oportunidade para eles fazerem, normalmente, é no final do ano, mas pode ser até mesmo nas férias ou no ano seguinte, junto com a próxima turma. Elas são campos especializados e que valem nota para a classificação, por isso, são bem importantes.
    Ao final de cada SIEsp, serão selecionados os cadetes que mais se destacaram, e vários fatores influenciam nessa seleção, desde aproveitamento pessoal, a conceitos dos companheiros e supervisores. Quando o cadete é um desses destaques, diz-se que ele “saiu SACI” (que é o símbolo da Seção de Instrução Especial).
       A SIEsp de Montanha é a primeira das quatro que eles passarão. Na montanha (como é chamada por eles), eles vão à região do maciço das Agulhas Negras e desempenham diversas atividades do estágio de montanha. Passarão muito frio (muito mesmo), além de ser relativamente perigoso (por ser íngreme, escorregadio e tudo mais lá em cima), e a gente fica super nervosa por eles, mas os instrutores são muito profissionais, não há com o que se preocupar.
       Na chegada há uma breve formatura de recepção que é aberta ao púbico, muitas namoradas vão recepcioná-los, mesmo eles estando bem fedorentinhos... rs. Começa por volta de 18h normalmente, mas pode ser que adiante ou atrase. Ah, e se você vai ver seu amor chegando lá, considere a possibilidade de ter que dormir na cidade, pois, às vezes, eles não deixam os meninos viajarem no dia que chegam dos campos, apenas na manhã seguinte.


       Nesta SIEsp, os cadetes que cumprirem os requisitos elencados conforme disposto, "saem montanha", ou seja, ganham o brevet de montanha para colocar na farda (pagar um embuste, como eles dizem), o que significa que cumpriram o estágio de montanha com aproveitamento.
       A brevetação da montanha é uma formatura simples, semanas depois da SIEsp e durante a semana, normalmente quarta-feira, devido a isso, quase ninguém vai, só quem mora por lá mesmo e olhe lá, não é uma formatura grande, destinada ao público e divulgada. Mas, o importante é eles conseguirem o que tanto almejam.