segunda-feira, 29 de setembro de 2014

As Armas - Artilharia

       Seguindo o que disse na última postagem, hoje vou começar a falar um pouco sobre as Armas. E, para tanto, começarei a falar da Artilharia, uma vez que irei falar de todas respeitando a ordem alfabética, ok?


Artilharia

Brasão
       A Artilharia, conhecida como "A Poderosa", é umas das Armas de combate. Ela é conhecida por servir em cidades praianas, muito embora a maioria dos quartéis se concentrem no Rio Grande do Sul. Os artilheiros são conhecidos por sua meticulosidade, precisão, dedicação, zelo e organização. Na AMAN, realizam alguns campos e exercícios inopinados, além de terem que fazer o tiro festivo nas solenidades da Academia.
      No site da AMAN, achamos que "A Artilharia é o principal vetor do Sistema Operacional Apoio de Fogo do Exército, decisiva nos campos de batalha modernos, cumpre sua missão através de canhões, de obuseiros, de foguetes, e de mísseis dos mais diversos calibres. Tem por missão apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que ameacem o êxito das operações". Também no site do Exército tem-se um pouco mais sobre a Arma: "Nos dias de hoje, acompanhando a evolução dos tempos, organiza-se em três ramos: de Campanha, Antiaérea e de Costa. Possui uma gama variada de materiais, que equipam suas organizações militares, para o cumprimento das missões de apoiar pelo fogo as Armas-bases, realizar a defesa antiaérea e defender a costa. Além disso, vem aperfeiçoando, com o apoio da informática, seu Sistema de Levantamento Topográfico, Busca de Alvos, Observação e Direção de Tiro".
Fonte: site da AMAN
       O patrono da Arma é o Marechal Emílio Luiz Mallet, o Barão de Itapevi, nascido em 1- de junho de 1801, razão pelo qual é comemorado o dia da Artilharia em 10 de junho e também pela qual a Artilharia também é chamada de "Mallet".
         Bom, mas isso é o que achamos nos sites militares, então são termos técnicos que, muito provavelmente, não farão muito sentido para a maioria de nós, meras civis. Então, vamos para a parte que, normalmente, mais nos interesse, os locais de servir! Logo aqui abaixo você verá uma imagem na qual destaquei todos os Quartéis de Artilharia do Brasil. 


       Desde já ressalto que (e isso é muito importante e de interesse de todos!) não é porque o militar é da arma X que só servirá em quartel daquela arma. Não é bem isso! Obviamente ele terá mais opções para ir pros quarteis de sua arma, contudo, precisa-se de militares de todas as armas em todos os quartéis (observando a necessidade de cada organização militar, claro), fora os quartéis que não são especificamente de uma arma.
       Bom, por hoje é só isso. Espero que seja útil e que vocês tenham gostado. Peço que, por favor, façam observações e correções de qualquer coisa que eu falei aqui. Até a próxima postagem quando eu falarei um pouquinho sobre a Cavalaria!

6 comentários:

  1. Estou estudando pra prova da Prep do ano que vem, tenho 16 anos, e este blog está nos dando bastante força, tanto a mim, quanto a minha futura esposa. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Estou estudando pra fazer a prova da Prep ano que vem, e esse blog está nos ajudando muito, tanto a mim, quanto a minha futura esposa. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada vocês por estarem acompanhando e gostando do blog!
      E espero que continue ajudando! ;)
      Boa sorte!!!

      Excluir
  3. É tanta informação que até emociona rs. Parabéns de verdade! Esse blog é um poço de conhecimento para ajudar todos que tem um aluno/cadete/militar no coração!

    ResponderExcluir
  4. esta desatualizado, algumas OMs não existem mais ou foram transferidas de guarnição

    ResponderExcluir
  5. No amazonas também tem batalhão de Artilharia, como por exemplo o 11º GAAe Sl

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)