sexta-feira, 24 de outubro de 2014

As Armas - Intendência

Intendência

Brasão
       Primeiramente, é importante destacar que não é correto falar "arma de Intendência", mas sim "Serviço de Intendência", contudo, ninguém irá estranhar muito se chamarem de arma mesmo, apenas não é o termo correto. O Serviço de Intendência, junto com as Comunicações e o Material Bélico, formam as 3 armas de apoio. Também conhecida por Rainha da Logística, ou "Suprir", a Intendência está intimamente ligada à administração, a logística da Força. Os intendentes são responsáveis desde o transporte de pessoas e materiais até o abastecimento de todos os artigos necessários aos quartéis (como armamento, fardamento e alimentos) e às financias do Exército. Por desempenharem funções essenciais a todo  e qualquer quartel, os intendentes servem em quartéis de quaisquer armas (principalmente até o posto de capitão). Na AMAN, a vida do cadete intendente é bastante tranquila (eles até brincam dizendo que "a Suprir é o Paraíso"), fazem bastante cursos e estágios por lá mesmo, poucos campos (o principal é a ZECA).
     No site da AMAN, encontramos o seguinte: "Tradicional integrante do Sistema Operacional Logística, a Intendência é responsável por boa parte das atividades logísticas, principalmente aquelas ligadas à administração, de uma forma geral, e ao suprimento de diversos tipos, tanto na paz como na guerra. O Cadete de Intendência, portanto, além de adestrar-se em seu ofício nos diversos exercícios no terreno, levando alimentação, fardamento e banho para a tropa apoiada, complementa sua formação estudando temas como licitações e contratos, gestão orçamentária e Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)". 
Fonte: site da AMAN
       No site do Exército, achamos ainda que: "O Serviço de Intendência é a parte da logística voltada para as atividades de suprimento. Ele distribui o material de intendência (uniformes, equipamentos individuais, etc) e os diversos tipos de munição e de gêneros alimentícios. Proporciona também, em operações, outros serviços como lavanderia e banho. Nas organizações militares, os intendentes assessoram os comandantes na administração financeira e na contabilidade. Cabe ao Serviço de Intendência atender aos objetivos do Exército Brasileiro no que se refere a atividades logísticas que convergem para o planejamento correto e o provimento oportuno, nos locais determinados e nas quantidades e especificações exigidas. Respeitada e admirada por sua capacidade de trabalho, a Rainha da Logística realiza um serviço cotidiano e ininterrupto, transportando, suprindo e alimentando".
       O símbolo, o brasão da Intendência é a Folha de Acanto. Originário da Grécia e da Itália, o acanto é uma planta espinhosa, de flores brilhantes, cujas folhas compridas, verdes e recortadas, são muito decorativas. Foram largamente utilizadas, como motivos arquitetônicos, em construções de templos e monumentos sacros. Por isso, com o tempo, a folha de acanto passou a ser associada à pureza e à honestidade.
       Seu patrono é o Marechal Carlos Machado Bitencourt, nascido em a 12 de abril de 1840, data em que se comemora o Dia do Serviço de Intendência.
       Agora, vamos para a parte que mais nos interessa, os locais de servir! Logo aqui abaixo você verá uma imagem na qual destaquei todos os Quartéis de Intendência do Brasil.



       Ressalto, mais uma vez, que (e isso é muito importante e de interesse de todos!) não é porque o militar é da arma X que só servirá em quartel daquela arma. Não é bem isso! Obviamente ele terá mais probabilidade de ir pros quarteis de sua arma, contudo, precisa-se de militares de todas as armas em todos os quartéis (observando a necessidade de cada organização militar, claro), fora os quartéis que não são especificamente de uma arma. Como eu já disse lá em cima, isso fica ainda mais evidente para os Intendentes, que são indispensáveis em todos os quartéis e desde a escolha de OM (Organização Militar, quartel) na AMAN já podem escolher quartéis de outras armas.
       Bom, por hoje é só isso. Espero que seja útil e que vocês tenham gostado. Peço que, por favor, façam observações e correções de qualquer coisa que eu falei aqui. Até a próxima postagem quando eu falarei um pouquinho sobre o Material Bélico!

5 comentários:

  1. Olá,
    seu namorado vai com qual frequência pra casa? pelo menos duas vezes no mês?
    Dps de formado ele pode escolher o local qie irá servir ou ele é designado pra um lugar aleatório do Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Olá, moro no Rj e tenho um graaaaande desejo em me tornar uma cadete (Intendente).
    Mas tenho muuuito medo da distância e de não aguentar a saudade da família e namorado.
    Seu namorado vai pra casa com qual frequência? Pelo menos 2 finais de semana no mês?
    Dps de formado ele pode escolher qual local do Brasil ele quer servir?
    Tenho medo de terminar os estudos lá e ser designada pra lguma fim de mundo..
    se vc puder me ajudar a turar essas dúvidas eu serei muuito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sonali!
      Bom, provavelmente no ano que vem abram o concurso da EsPCEx para mulheres (que poderão ser oficiais combatentes do Serviço de Intendência ou do Quadro de Material Bélico).
      A distância e a saudade são realmente alguns dos maiores obstáculos nos anos de formação, contudo, tenho certeza que determinação e paixão farão com que você tire isso de letra.
      Durante o ano de ExPCEx (em Campinas), é um pouco mais difícil os cariocas virem para o Rio com mais frequência, mas, economizando e dando sorte, dá para vir pelo menos 1 vez ao mês. Já durante os anos de AMAN (em Resende), isso se torna bem mais fácil, uma vez que fica a cerca de 2h daqui. Dá para vir todo final de semana que não estiver punido.
      No último ano, de acordo com a classificação final (notas de todos os anos), os cadetes escolhem o lugar de servir dentre as opções que são dadas.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas e boa sorte!

      Excluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)