sábado, 29 de dezembro de 2012

Acadêmicas

         Em março, ocorrem as Olimpíadas Acadêmicas, assim como a Olimesco da Prep. O Curso Básico contra o Curso Avançado e as Armas entre si (A partir de 2014, com o término do Avançado, o Básico passou a disputar o Troféu Agulhas Negras entre suas companhias, e as Armas disputam o Troféu Duque de Caxias). Tanto a abertura quando as competições são abertas ao público e cada arma e curso tem sua barraca onde vendem, principalmente, uniformes e apetrechos militares mais baratos do que normalmente. Os meninos se fantasiam de diversos personagens para ficar animando a torcida, o que é bastante divertido. Durante as Acadêmicas os menino são obrigados a ficar na torcidas, mas têm liberação à noite, e podem almoçar fora e dar umas saídas, mas os atletas têm que estar nas concentrações das suas equipes e a liberação para dormir fora no FDS ou não é uma incógnita até os 45 do segundo tempo, rs. Ah, e se houver liberação para dormir fora (o que pode depender e variar de acordo com o comandante de cada arma, companhia e pelotão), é bem provável que eles tenham que estar de volta para o café da manhã.
Armas e Cursos em forma
         Na sexta feira anterior à semana de competições, tem a formatura de cerimônia de abertura, onde os cursos e as armas desfilam pelo Estádio e, em seguida, tem a apresentação de cada um, tipo um teatrinho, que é super engraçada. Mas o que deixa a nós, namoradas e noivas, bastante doídas são as "musas" dos cursos e das armas. Elas são meninas chamadas ou contratadas (podem ser conhecidas ou modelos) para carregar as placas com o nome do curso ou da arma no desfile de abertura.
          Essa é uma ótima oportunidade de conhecer a querida bolha e de matar a saudade. Ah, e como é aberta a todo o público, o que tem de cadetina lá... (para quem não sabe, cadetina é piriguete que corre atrás de cadete, e o que mais tem nos arredores é isso!). Além das “panteras” (um grupo que foi contratado em 2011 para fazer apresentação de shorthinho e top com pompons, estilo cheerleaders). E nós, meras mortais, não podemos nem entrar de shorts, saia ou vestido curto, um absurdo!
              Por falar nisso, é muito bom deixar a dica de roupa. Como vocês já devem saber, por ser uma organização militar e um órgão público, não pode entrar de chinelo, shorts, bermuda, saia ou vestido curto na AMAN né. Mas, tiveram vezes de liberarem o uso de bermuda para as meninas durante esse período, devido ao forte calor que estava na cidade. Contudo, isso não é nada certo, então leve roupas comportadas para não correr o risco de ficar sem entrar!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Entrada dos Portões

1º ano em forma em frente dos Portões da AMAN

         No fim da adaptação, no último sábado antes do início do ano letivo, ocorre a Passagem Pelos Portões da AMAN. É mais uma formatura aberta aos familiares. Ela acontece na frente dos portões da AMAN (do lado de fora mesmo), o claviculário (o aluno mais novo do ano) abre os portões e os meninos vão passando, um a um, pelos portões da Academia. Depois há um desfile no retão, logo em seguida, uma palestra obrigatória no teatro acadêmico para a apresentação dos oficiais e explicar um pouco da AMAN para os responsáveis e, como de costume em formaturas importantes e dedicadas aos pais, há um almoço depois, no próprio rancho, opcional e mediante convites individuais. A partir desse dia eles deixam de ser alunos e passam a ser cadetes. E, nessa hora, todo o sofrimento da adaptação é recompensado.
         A formatura começa no sábado em torno de 8 ou 9 horas da manhã e, mesmo sendo de manhã, faz um calor enorme! O sol estava castiga mesmo, e o pátio em frente aos portões fica lotado desde cedo, então, chegue antes para conseguir falar com seu amor e pegar um bom lugar. Por mais que tenham tendas de água, é bom ter consigo uma garrafinha, para que não perca seu lugar se deslocando até o ponto de distribuição.

             Ah, antes que eu esqueça, relembrando que como é uma solenidade de manhã a dica é a mesma que eu já havia mencionado antes (vestido acima do joelho e nada de brilhos e cores escuras). Mas como é uma solenidade não tão importante, pode ser um vestido mais básico, mas arrumado e sem brilhos, decotes exagerados e nada de vestido curtíssimo! Dica: não vá de saltão alto e nãos esqueça óculos de sol e protetor solar!!! E depois que eles entram na AMAN, os convidados os seguem, para assistir o desfile no retão, ou seja, você também irá andar o retão todo, então, sapatos bem confortáveis (evite saltos granes)! Não abuse na maquiagem também, menos é mais nesse dia! E, por favor, nada de calça jeans (você irá reparar que as meninas que vão de calça jeans acabam se destacando das demais e não no bom sentido)!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Adaptação

       Assim como quando eles chegaram a EsPCEx passaram pela fase de adaptação, quando eles chegam na AMAN eles passam por uma outra adaptação. Que, como eles mesmo dizem, “é pau!” (Bom, a essa altura você já deve estar acostumada com as gírias militares né?! embuste, sanhaço, rolha, felpudo, desembocar, torar, agasalha, entre outros, se ainda não se tornaram logo se tornarão parte do seu vocabulário também!). Mas não é ruim só para eles não, para nós também. Como eu digo, a adaptação da AMAN é O inferno na terra! Eles vão estar mega pilhados, vão ter mil atividades durante o dia e ficarão mortos à noite, então, se ele não conseguir falar mais de 5 minutos com você no telefone, entenda, por mais difícil que seja.
       A adaptação começa com a apresentação, que é sempre no domingo anterior ao início do ano para eles. Eles devem estar até as 12h do domingo lá. Não é bizu chegar em cima da hora, pois fica no sanhaço. Se programe para chegar uma hora antes. Há muita dúvida do que levar, mas é bem simples, tudo! Rsrs. É isso mesmo, tem que levar todos os uniformes (bizu comprar novos e já mandar fazer as camisas e plaqueta de cadete, pois não terá tempo de fazê-lo na adaptação e a loja da AMAN fica cheia de encomenda, não ficará pronto a tempo), algumas roupas pra sair à rua (eles têm liberação 1 dia no final de semana) e todos os acessórios militares. Serão muitas malas e pra carregar no dia vai ser bem difícil, pois eles não deixam ninguém ajudar, não pode arrastar mala de rodinha e não pode fazer várias viagens, tem que levar tudo de uma vez (espero que mudem isso logo!).
       Depois de se apresentar (mostrar a identidade e tal), eles têm que levar tudo correndo pro apartamento (como eles já sabem a companhia e o pelotão na prep mesmo, só têm que descobrir o apartamento na hora), trocar de roupa (colocar o camuflado) e entrar em forma. Haverá uma breve formatura com o general, na pérgola sul (na parte da frente da AMAN) que pode ser assistida pelos pais e, em seguida, eles vão para o almoço. Depois disso já começa a adaptação. Vale ressaltar que você não terá mais contato com ele a partir do momento que ele vai para o apartamento, depois, mesmo que você o veja ele estará em forma e não poderá mais falar com ninguém. Nesse dia já haverão atividades e eles só serão liberados bem tarde. Pronto, começou a “querida”.
       Ah, na adaptação mesmo eles já montam as Turmas de Comando (como tinha na prep), que é mais ou menos assim: alguns cadetes são escolhidos para serem “ajudantes” dos oficiais da sua companhia. As funções podem ser: Auxiliar de comando, como o próprio nome já diz ele auxilia o comandante da companhia, faz muitas listas e sempre tem alguma missão; Sargenteante, que monta a escala de serviço; Furriel, que fica responsável pela parte financeira, é o tesoureiro; Auxiliar de informática, que também é auto explicativo; e o Encarregado de Material. Fora da turma de comandando, mas também em função é o Xerife. Cada pelotão tem um, ele é responsável por fazer listas e pelo deslocamento do pelotão. É muito trabalho e responsabilidade. O bom é que eles não pegam serviço nenhum, por estarem em função (o xerife do pelotão também não pega serviço). Mas o problema é que, na maioria das vezes, eles terão muita coisa pra fazer. Serão listas e mais listas que tirarão o sono deles. Mas a dica é não se estressar com a função, fazer tudo correto, mas sem deixar se sobrecarregar. Normalmente eles escolhem os meninos que são melhor classificados, porque a função requer dedicação, o que, às vezes, tira tempo de estudo deles, e se eles pegassem alguém com notas ruins, afundaria o rapaz de vez.
       Quando meu amor passou por isso, foram as três semanas mais infernais da minha vida! Ele estava mal e eu não podia fazer nada para ajudá-lo. E eu estava mal também porque o tempo para mim não passava de 10 minutos por dia de telefone, quando chegava a tudo isso. Ele vivia estressado, preocupado e eu não podia fazer nada, e ainda não podia demonstrar estar mal, mesmo estando destruída. Ainda mais ter que aguentar tudo isso sozinha. Na época eu ainda não fazia parte da Comunidade do Orkut (sim, Orkut ainda) das Namoradas de Cadetes do ano do meu namorado, e também não tinha ninguém para desabafar que entendesse a minha situação. Se já é ruim passar por isso, imagina passar por isso sozinha, sem ninguém que te entendesse, foi torturante. No primeiro final de semana da adaptação eles seriam liberados no sábado, após o almoço, para sair na cidade. Implorei meus pais para me levarem e passamos o dia inteiro com ele em Resende, foi ótimo. Deu uma aliviada na tensão da adaptação e matamos um pouquinho a saudade, pena que acaba logo.


Nota: A partir de 2012 a adaptação começou a ser de apenas 2 semanas e como o modelo de ensino começou a mudar, a adaptação também ficou mais leve, por isso os cadetes do 4º ano (que são quem adaptam os "preposos") passaram a não querer mais fazê-lo, então alguns passaram a ser escalados para adaptar.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Curso Básico

      O Curso Básico é o primeiro ano da AMAN. Nele os meninos são chamados de “bixos” e são subordinados a todos, ou seja, são muitas missões para pagar. É o ano mais difícil que eles passarão lá, mas tudo é suportável. 
        É dividido em quatro companhias: Leões de Guerra, Pantera, Águia Guerreira e Chivunck. Cada companhia tem o seu comandante (um capitão) e é divida em três pelotões. E cada pelotão também tem o seu comandante (um tenente), que, por sua vez, escolhe o nome do pelotão. 
        Devido aos vários acidentes automobilísticos que estavam acontecendo com os cadetes que pegavam o carro para viajar, o comando proibiu que os cadetes do primeiro ano levassem carro para a AMAN, eles são os únicos que não podem deixar o carro no estacionamento. Então, se seu amor dirige e tem carro e quiser levá-lo pra Resende, ele tem que procurar algum estacionamento para deixar, o que provavelmente não irá valer a pena. A cidade não é muito grande, então dá pra fazer quase tudo a pé, o que eles mais reclamam é ter que andar o retão (reta na frente da AMAN), mas ele terá que andar de qualquer jeito porque não poderá botar o carro lá dentro. Contudo, tem também umas vans, com alguns horários certos que levam os cadetes da frente da Academia até a Casa do Laranjeiras (lugar onde eles trocam de roupa). Fora que serão muitas punições e finais de semana sem liberação, que vai valer mais a pena ir de ônibus pra casa.
     Os instrutores são muito mais durões na AMAN do que na EsPCEx, e os cadetes recebem muitas anotações, que viram punições dependendo do grau de gravidade. Ah, quando eles são anotados eles vão para a “hora do pato”, que eles vão para a sala do capitão da Cia e tentam justificar, ou não, a anotação, depois o capitão decide se eles serão punidos e qual será a punição (essa é uma das piores partes, sem sombra de dúvidas!).
      Bom, para já ir adiantado, esse ano, sem sombra de dúvidas, será um ano totalmente diferente para qualquer um, um ano bem singular. Você irá experimentar situações e sentimentos mais antagônicos. Será um ano de muitos sacrifícios, com certeza. Mas, no final, tudo valerá a pena, e vai até parecer que passou rápido. A dica é: entre de cabeça, não espere muita coisa, tudo que vier é lucro e não cobre muito do seu amado, quem mais sofrerá será ele, pode ter certeza. Do mais, tende tirar algo de bom de tudo e, acredite, no final tudo dará boas lembranças e risadas. Acredito que tudo que a gente passa na vida tem um motivo e de cada coisa tiramos um ensinamento. Se hoje chegamos onde estamos, foi porque muitas pedras surgiram em nossos caminhos. O básico é um baita pedregulho, mas tenho certeza que só faz com que nossos “meninos” cresçam e se tornem homens mais responsáveis e maduros.


Nota: A partir de 2013, a AMAN, e as Forças Armadas como um todo, passou a adotar um novo modelo de ensino. Então, não se assuste se falar com pessoas que enfrentaram essa barra antes disso e elas falarem que é um bicho de sete cabeças, pois está tudo muito mudado (e para melhor) por lá! Mas também não vá pensando que vai ser o paraíso, longe disso! A parte da cobrança, principalmente física e psicológica, ficou muito mais tranquila, mas as anotações e as punições continuam a mesma coisa...
Além disso, como já disse anteriormente, em 2012, o Curso Básico passou a ser na EsPCEx, e o primeiro ano na AMAN o Curso Avançado, contudo, as informações que estou colocando aqui valerão, basicamente, para o 1º ano da AMAN, e tentarei apontar as diferenças sempre que possível.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saídas, Liberações e Férias

           Eles só podem sair da Academia fardados e têm que passar por uma revista de uniforme (que melhora de acordo com o passar dos anos, mas, que para o primeiro ano é uma luta). Eles são liberados finais de semanas e feriados (normalmente, são emendados) e, os três últimos anos têm liberação à noite em alguns dias da semana (2º ano na quarta, 3º ano na terça e na quarta e 4º ano de terça a quinta), dependendo do ano e do atual comandante. Isso se não estiverem punidos, claro (as punições na AMAN são piores que na EsPCEx). Além disso, nos feriados alguns têm que pegar serviço, e para isso eles seguem a “Regra do Compasso”, que funciona assim: os cadetes que moram nas cidades próximas a Resende, pegam serviço, para dar oportunidade aos que moram longe poderem visitar suas famílias. Com isso, os meninos de Resende, do Rio, de São José dos Campos e demais cidades próximas a Resende, têm mais tendência a pegar serviço nos feriados prolongados, para os que moram mais longe poderem visitar suas famílias.
            É muito legal que você tenha uma cópia do PGE (o calendário do ano acadêmico) consigo, para ter certeza dos dias de liberação do seu amor, até porque eles só têm direito a feriados nacionais e militares, então é bom ter os dias certinhos para se programas. Mas tenha em mente que o PGE é para nortear e não a verdade absoluta, pois as ordens mudam a toda hora, e com elas os planejamentos. Aqui está o PGE de 2012 para vocês terem uma noção (os cadetes têm acesso ao PGE pela intraman e algumas namoradas também o repassam assim que o conseguem):





           Como vocês podem ver, também são 2 férias por ano, a no início de julho, de 2 semanas e a do final do ano, que vai até a data de apresentação no ano seguinte. O 1º ano (alunos da prep) e o 4º ano são os primeiros a se apresentarem, depois o 3º ano e, por fim, o 2º ano. Além dos feriados que eu já falei, normalmente eles também ganham a segunda-feira seguinte ao Dia das Mães e dos Pais, para que eles possam aproveitar o dia com os mesmos, mas isso não é uma regra, já teve ano de terem que voltar no domingo mesmo, normalmente. Além disso, no Corpus Christi eles só são liberados na quinta-feira após os cultos religiosos que eles são obrigados a participar, é a chamada "Páscoa Acadêmica".
        Assim como na prep, da AMAN também saem os especiais. Todo final de semana tem ônibus para o Rio e para Juiz de Fora e, quando tem feriado, aumenta o número de destinos. O bom do especial é que ele é bem mais barato que pegar ônibus na rodoviária e os meninos podem sair com o abrigo. Além de ser mais seguro e caso aconteça alguma coisa na estrada, ou com o ônibus, e este atrase, é só o chefe do especial (o que fica responsável pelo ônibus) contactar o oficial de dia e avisar o atraso que eles não são punidos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Comunicação na AMAN

                O sinal na AMAN consegue ser o pior possível, então não estranhe se toda hora que você ligar cair na caixa postal. Em muitos apartamentos, não há sinal nenhum e eles têm que procurar algum lugar, às vezes bem longe do quarto. A operadora que melhor pega lá é a Vivo, mas também é a mais cara né. Quando comecei a namorar, só tínhamos a Tim, mas no início do 3º ano meu amor se estressou tanto que mudamos para Vivo (que por mais que seja beeeem melhor, tinha dia que eu também não conseguia ligar, mas melhorou consideravelmente!). Mas, enquanto convivíamos com a Tim, mesmo caindo e ficando fora de área, dá pra usar. Afinal, sinal lá é questão de sorte, varia de acordo com ala, apartamento, cama, dia, etc.
               E a internet da AMAN é até boa, quando ela quer, mas de vez em quando ela cisma em não pegar, então, quem puder, compre um modem. Ou seja, se comunicar com ele lá é um verdadeiro exercício de paciência. Quando eu tentava ligar e não conseguia, mandava mensagem, que é mais fácil de chegar, e ele ia pra algum lugar que pegava sinal. Mas, na maioria das vezes, é melhor você deixar ele ligar, porque pode ser que não seja uma boa hora para ele atender.
                Ah, para mandar carta pra eles é quase o mesmo esquema da EsPCEx, só que, agora, não é mais na sargenteação que eles devem procurar pelas correspondências, mas sim nos Correios da própria AMAN. O modelo de destinatário é o seguinte:
Nome completo (o de guerra sublinhado)
Número, Companhia e Pelotão
Curso / Arma
Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
Rodovia Presidente Dutra, km 306, Bairro Cabral - Resende/RJ
CEP: 27534-900

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Como chegar a Resende

             Como muita gente nunca nem ouviu falar em Resende, e são muitas as dúvidas de como chegar até lá, achei legal falar um pouco sobre o trajeto. Bom, primeiro pra quem mora em outros estados mais longe é aconselhável pegar um avião até o Rio de Janeiro (cidade onde tem aeroporto mais próximo e tarifas de ônibus mais baratas também) e daqui um ônibus para Resende. Desde abril de 2012 que a TRIP começou a operar na cidade, mas em 2013 a Azul (que comprou a TRIP) interrompeu a operação na cidade, então o jeito é optar por ônibus de alguma cidade próxima mesmo.
              Quem optar por vir para o Rio de Janeiro tem a opção de ir de táxi ou de ônibus para a rodoviária. Os táxis do aeroporto cobram preço tabelado e, por isso, acaba saindo mais caro, prefira as corridas pelo taxímetro, a dica é pesquisar empresas de táxi da cidade, tem umas que aceitam até cartão de crédito, ou então pegar táxi na área do embarque (que roda pelo taxímetro). Mas, quem preferir, pode pegar os ônibus executivos que saem dos aeroportos com destino à rodoviária. Esses ônibus são chamados de “frescão” e têm várias linhas e destinos, são seguros e têm saída direto dos dois terminais do Galeão e do Santos Dumont (não deixe de conferir o sentido antes de embarcar!) e deixam em frente a entrada principal da rodoviária (são os ônibus da Premium Auto Ônibus, podem pegar o 2018 ou o 2145).
Resende, RJ
                Os arredores da rodoviária Novo Rio não são muito seguros, então é bom ficar esperta e entrar logo na rodoviária. Se for de táxi é só pedir para ficar na entrada principal (da frente) que já dá de cara com o guichê da Viação Cidade do Aço, a principal empresa de ônibus que faz viagem para Resende (dá para comprar a passagem pela internet e se quiser ir para lá em algum evento importante, compre sua passagem com antecedência! Quando há eventos importantes na AMAN, as passagens acabam rápido). Outra opção são os ônibus que destinam a São Paulo, pois fazem parada na rodoviária de Resende. De algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais há outras empresas que têm a cidade como destino, como a Viação Águia Branca, Viação Sampaio e Viação Cometa.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A AMAN

       A Academia Militar das Agulhas Negras (“carinhosamente” chamada de bolha pelas namoradas dos cadetes) é a principal escola de formação de oficiais do Exército Brasileiro e equivale a um ensino superior. Eles passam quatro anos lá em regime de internato como cadetes e, quando saem, são Aspirante a Oficial e bacharéis em Ciências Militares. 
          A AMAN está localizada na cidade de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, são cerca de duas horas e meia de viajem até a capital. Fica também a menos de duas horas de São José dos Campos (SP), a quatro horas de São Paulo capital e por volta de três horas e meia de Juiz de Fora (MG). É uma cidade pequena que vem crescendo bastante nos últimos anos, já tem dois shoppings (que não são muito grandes, mas não é galeria não e tem até cinema), restaurantes, pizzarias, bares e até boate. Fica ao lado do município de Itatiaia, onde tem o parque nacional e o distrito de Penedo, uma cidadezinha pequena, mas bem aconchegante e bastante turística, que vale a pena visitar. Os meninos detestam mortalmente aquela cidade, vivem reclamando que não tem nada pra fazer, mas, tanto lá quanto nas cidades vizinhas, sempre tem algum show, festa ou coisa do tipo. Os instrutores acham uma ótima cidade, principalmente quando se tem filhos pequenos, pois é bem tranquila, tem o necessário e fica perto do Rio.
            Diferentemente da prep, que os meninos ficavam em um alojamento que era tipo um “galpão” dividido por setores, na AMAN eles são separados em apartamentos. No primeiro e no segundo ano eles ficam em um apartamento com mais onze cadetes, dormem em beliches e cada um só tem direito a uma cama, um armário minúsculo, uma cadeira e uma parte de mesa (o que limita muito nossas opções de presentes, pois tem que ser algo que não ocupe muito espaço!). Já no terceiro e no quarto ano, eles dividem o apartamento com mais sete cadetes e cada um tem a sua cama (que não é mais beliche), um armário maior (com mais portas e gavetas) e uma mesa e cadeira para estudo.
            São quatro anos que eles passarão lá. Como a partir de 2012 o Curso Básico passou a ser na EsPCEx, o primeiro ano da AMAN será o Curso Avançado e os três restantes serão dentro da arma. Mas, até 2011, a EsPCEx era como o 3º ano do ensino médio, o primeiro ano da AMAN o Curso Básico, o segundo o Curso Avançado e os dois restantes nas armas. (Falarei das armas quando estiver falando da escolha). Na verdade, a única mudança significativa, foi essa detalhe dos três anos na arma e o conteúdo didático abordado na EsPCEX. As solenidades, formaturas e tudo mais continuou como antes, inclusive eles só se tornam cadetes quando vão para a AMAN, na prep ainda são alunos.
                 Bom, como meu namorado entrou antes dessa mudança, falarei de como era antes, separando a AMAN em: Curso Básico, Curso Avançado, 3º ano e 4º ano, tentando apontar as diferenças que foram ocorrendo durante os anos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Formatura EsPCEx - O Baile

                O baile, ah o baile... Bom, ele será maravilhoso! Provavelmente acontecerá em alguma cidade vizinha a Campinas (há alguns anos vem sendo na cidade de Americana), em um salão de festas que estará maravilhosamente ornamentado, terá muita comida e bebida e banda será um show a parte. Como não vai ser na cidade, a escola irá disponibilizar ônibus para levar os convidados para o salão e trazer de volta para a prep. O traje é passeio completo, ou seja, vestido longo (ou longuete, mas o longo fica mais chique e é melhor visto, mas cuidado com os decotes e fendas nas pernas, não pareça vulgar nem exagerada) para as mulheres e terno e gravata para os homens.
Baile da EsPCEx, Americana, 2010
                Não deixe de tirar várias fotos, tanto nos painéis que terão em um espaço reservado para fotos, como também pelo salão. Os fotógrafos que ficam te parando a cada segundo para a foto montarão um álbum de toda a trajetória dos meninos na EsPCEx e no ano seguinte procurarão a família para vendê-lo. Não saíra barato, mas ficará lindo e impossível de não comprar, afinal, é tanta história ali. É a melhor oportunidade para marcar um mega encontro de namoradas também, afinal, é a última chance que vocês terão de se encontrar enquanto os meninos ainda estão na prep e, o próximo encontro irá demorar um tempinho...
Baile da EsPCEx, Americana, 2010
                Será uma noite maravilhosa, aproveite bastante, dance muito, coma bastante também que a comida é maravilhosa e muito bem servida e beba muito também, mas cuidado pra não dar vexame nem fazer escândalo, afinal você está no meio militar agora e tudo o que você fizer influenciará, de alguma forma, a vida do seu futuro marido. Por isso, cuidado com o que fala, faz e como se veste, podem ser coisas bobas que parecem insignificantes, mas sempre terá alguém “de olho em cada movimento seu” e você não quer prejudicar seu amor né?! Contudo, seja sempre você, não mude ou se diminua pela vontade dos outros, só tome as devidas precauções pra não deixar o seu marido, e você também, mal vistos no meio militar. Do mais, aproveite bastante mesmo, até não aguentar mais, porque o próximo só no Espadim, em agosto! E, cá para nós, eu gostei muito mais do baile da prep!


Nota: A partir de 2013, passou a ter o "Baile da Bandeira" ao invés do Baile de Formatura (que acontecia no final do ano), uma vez que desde 2012 a prep deixou de corresponder ao 3º ano do ensino médio. Assim sendo, não mais ocorre a Formatura de Conclusão da EsPCEx como antigamente. Neste ano, houve apenas uma formatura na parte da manhã, em que os alunos usavam o uniforme 3ºD (camisa bege e calça verde) e, assim como anteriormente, saiam pelos portões da Escola. Contudo, não houve baile. Entretanto, a dica de vestido pode ser aproveitada para o Baile do Juramento à Bandeira!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Formatura EsPCEx - Diplomação

Entrada no Pátio. Formatura EsPCEx 2011

                 Por fim, mas o mais importante, virá a tão almejada Formatura, em dezembro. Ela dará fim a essa primeira etapa, e será o “passaporte” para a AMAN (que será melhor explicada mais tarde). As solenidades da formatura acontecerão em dois dias, todas abertas para as famílias dos alunos. No primeiro dia, provavelmente uma sexta-feira, ao final da tarde, serão realizados os cultos religiosos, a entrega de premiação e a inauguração da placa da turma. O traje é esporte fino, ou seja, vestido arrumado, mas simples, sem muitos brilhos e cores fortes, curto, mas não muito, afinal, você não vai querer parecer vulgar né?!
Saída pelos potões da EsPCEx. 2011
                No segundo dia, provavelmente sábado, haverá a entrega dos diplomas e o tão esperado baile. A diplomação será uma formatura muito parecida com a do Juramento à Bandeira, os meninos também estarão de branco. Ela vinha acontecendo à noite, antes do baile e, por isso, todos já iam de passeio completo (longo), porém, em 2011 fizeram de manhã (igual ao Juramento), então, a dica do vestido é a mesma do pro dia anterior (curto, mas que não seja vulgar e nada de 
brilhos, já que é de manhã), só mais chique, afinal, é a solenidade mais importante da EsPCEx. E depois da formatura tem a tradicional saída pelos portões da prep. De noite tem o baile, a hora de arrasar no longo, brilhar e se divertir muito!


Nota: A partir de 2013, passou a ter o "Baile da Bandeira" ao invés do Baile de Formatura (que acontecia no final do ano), uma vez que desde 2012 a prep deixou de corresponder ao 3º ano do ensino médio. Assim sendo, não mais ocorre a Formatura de Conclusão da EsPCEx como antigamente. Neste ano, houve apenas uma formatura na parte da manhã, em que os alunos usavam o uniforme 3ºD (camisa bege e calça verde) e, assim como anteriormente, saiam pelos portões da Escola. Contudo, não houve baile.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Primeiro Campo


"Aluno, pra água" EsPCEx 2010
     Em outubro, haverá o primeiro campo, o chamado ELD (Exercício de Longa Duração) que eles enfrentarão. Será difícil para eles, pois será o primeiro de muitos outros que virão. Mas também será difícil para as namoradas, pois eles ficarão incomunicáveis de segunda a sexta. Se você achou ruim os bivaques, se prepare, pois agora será milhões de vezes pior, a prévia experiência com esses "mini-campos" não fará com que seja menos doloroso, na verdade, não importa quantos campos eles já tenham feito, quantas semanas sem falar com eles já tenham passado, a dor e a agonia será sempre a mesma, pois nunca nos acostumaremos a isso, a falta que eles nos fazem.
          E eles chegarão exaustos, então não fique triste se ele não conseguir falar nem 5 minutos com você na sexta, quando chegar, isso é completamente normal, tente ser o máximo compreensiva possível, só ouça o "estou bem e eu te amo" e deixe-o descansar um pouquinho, na manhã seguinte ele já estará melhor e vocês poderão colocar o papo em dia. Ah, eles também vão voltar bem mais magros! Aliás, eles emagrecem significantemente desde o início do ano letivo, mas no campo eles voltam quase cadavéricos e cheios de machucados. E o cansaço será rotina, e a tendência é piorar, então, não fique triste se ele dormir falando com você algumas noites, por mais chato que seja, pelo menos ele tentou ao máximo. Meu namorado já dormiu várias vezes falando comigo no telefone, já brigamos muito por causa disso, mas é como ele fala, ele poderia nem ligar, ou então ligar e falar que tá com sono e ir dormir, mas não, ele tenta até não conseguir mais, até o corpo dele não aguentar mais.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

NAE

XLI NAE, EsPCEX 2009

XLII NAE, Colégio Naval 2010
                Em setembro acontecerá a NAE, uma competição, como olimpíadas, entre as escolas das 3 forças armadas, EsPCEx, EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Barbacena, MG) e Colégio Naval (Angra dos Reis, RJ). E será sediada por uma delas a cada ano, por exemplo, em 2009 ocorreu na EsPCEx, 2010 no Colégio Naval, 2011 na EPCAr, e assim por diante. As competições também são abertas ao público. Ah, e se você achou os meninos competitivos durante a Olimesco, na NAE então... Rs. São musiquinhas, nomes, canções, tudo possível para zoar as outras escolas. Quando ocorre fora da prep só os atletas podem viajar, porque eles têm que contratar ônibus e tal, são muitas despesas, fora o número limitado para alojamento, então não dá pra levar todo mundo. Ah, não é milagre nenhum a EsPCEx ser a campeã da NAE, muito pelo contrário, é mais do que tradição e obrigação para eles vencer!




sexta-feira, 23 de março de 2012

7 de Setembro

Campinas, SP
         No dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, todos os alunos são obrigados a desfilar em locais previamente determinados, ou seja, no máximo eles só poderão optar por um desses quatro lugares: Campinas (SP), São Paulo (SP), Niterói (RJ) e Juiz de Fora (MG). Mas, não é garantido que eles conseguirão. Às vezes, tem uma quantidade limitada de vagas para determinado lugar, o que torna mais difícil de todos estarem satisfeitos. E eles também podem determinar por pelotão e companhia, ou seja, é torcer pra conseguir desfilar onde quer.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Juramento à Bandeira

Juramento à Bandeira, EsPCEx

Cruz de Malta
                No meio do ano, em agosto para ser mais exata, haverá outra solenidade para as famílias dos alunos comparecerem, o Juramento à Bandeira. Nesta, os meninos estarão com o uniforme de gala da EsPCEx, com a túnica branca. Entrarão no pátio de grama marchando e cantando “Bandeira do Brasil, ninguém te manchará...” e farão o Juramento à Bandeira do Brasil, evidentemente. Ah, e por fim eles vão marchar e formar a cruz de malta, muito lindo! Como também será uma formatura de manhã as dicas do vestido são as mesmas da Entrega da Boina e sim, é recomendável ir de vestido (não só a essa como a todas as formaturas em quartéis, é mais elegante).
       Além disso, várias outras namoradas também estarão lá, então, é uma ótima oportunidade de marcar um encontro e conhecê-las pessoalmente! - Prepare-se para ouvir os mais diferentes sotaques, rs. - Até porque muitas não podem ir na primeira solenidade, devido a distância e tudo mais, então, como essa é maior (eu diria que é a segunda mais importante da prep, só perdendo para a formatura, claro), mais namoradas vão, sem contar que muitas namoradas ainda não fazem parte do grupo logo nos primeiros meses. Um bom lugar para ponto de encontro é na frente do monumento em que tem um fuzil e um capacete, é logo na frente da Escola, e você tem que passar por lá de qualquer jeito, não tem erro! Ah, e após a formatura haverá um almoço lá na escola mesmo.


Nota: A partir de 2013, passou a ter o "Baile da Bandeira" ao invés do Baile de Formatura (que acontecia no final do ano), uma vez que desde 2012 a prep deixou de corresponder ao 3º ano do ensino médio. A dica de traje para o baile é o mesmo do que eu havia mencionado no post sobre a Formatura!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Férias, Feriados e Finais de Semana

       Eles poderão sair nos finais de semana e feriados, caso não estejam punidos, e dependendo do grau de punição também (dependendo da “gravidade” da infração tem um tipo de punição, desde uma advertência, não poder sair da escola no final de semana ou até ser preso). E um dia durante a semana, à noite, normalmente, quarta-feira. Ah, e se não estiverem de serviço, claro. Ah, os serviços... Aquelas coisinhas chatas que tiram tempo de sono do seu amor e o tempo dele ficar com você também, mesmo que só pelo telefone. Quando eles só têm liberação, eles só podem sair pela cidade, mas, quando há licenciamento eles podem ir pra outros lugares.
     Serão duas semanas de férias no meio do ano, no final de junho mais ou menos. E depois só em dezembro, após a formatura, que dura até a data de apresentação na AMAN. Teve ano que quem não era atleta e tava com notas boas ganhava dez dias em setembro, e já teve também de ter uma semana de férias pra quem tinha passado em tudo em dezembro. Mas isso não é muito certo, então é bom não contar muito. Os feriados de terças e quintas, geralmente são emendados. E, na primeira sexta-feira de cada mês, eles têm meio expediente. Ah, e o aeroporto de Campinas (Viracopos) é bem longe da prep!
       De dentro da Escola saem ônibus para algumas cidades, os chamados especiais. Nos finais de semana, normalmente, só para as cidades mais próximas. Mas, quando há feriado prolongado aumenta o número de destinos. Ele é melhor porque além de ser mais seguro, já que só têm aluno e sai de dentro da prep, os meninos têm mais regalias por estar neles, por exemplo, caso o ônibus quebre eles não serão punidos por chegarem atrasados, é só informar ao oficial de dia e pronto. Ah, e sai bem mais em conta do que ficar pagando passagem.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Olimesco e Treinamentos

            Mais ou menos em março ocorrerá na escola a Olimesco, uma espécie de olimpíadas entre as 3 companhias de alunos (1ª Cia Águia, 2ª Cia Leão e 3ª Cia Pantera). Os meninos fazem camisas, organizam as equipes e ficam super competitivos, fazendo “rixas” com as outras companhias, mas, é uma semana de descontração, já que não têm aulas e o militarismo fica um pouco de lado e eles adoram! Ela é aberta ao público, então, quem quiser ir assistir, poderá. É uma ótima dica pra passar o tempo com o amor, torcer pela Cia dele e matar a saudade.

            Eles terão vários treinamentos durante o ano, nada mais de três dias, os chamados “Bivaques” e um campo de cinco dias em outubro (falarei dele mais tarde), o principal. Além de algumas marchas de, no máximo 16 km. Além do TFM (Treinamento Físico Militar, uma educação física) diários, das provas do TAF (corrida, barra, flexão e natação) e de algumas competições de atividades físicas entre os pelotões. Isso sem contar as provas das matérias regulares.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Adaptação e Entrega da Boina

                 Eles passarão pela adaptação (varia entre duas e três semanas, depende do ano) onde eles serão apresentados a vida militar, aprenderão o básico de ordem unida e de militarismo, nessa fase eles ainda serão candidatos. Essa é uma fase muito complicada, já que é o começo de tudo, tudo novo, não só pra eles como pra gente também. A maioria nunca namorou a distância e não tem ideia de como é isso, então vai sentir pra caramba, mas com o tempo melhora. A dificuldade aqui é se adaptar a essa nova rotina, aos curtos telefonemas (geralmente à noite, já que eles têm atividades o dia inteiro) e o cansaço deles e, acredite, eles ficam exaustos! Muitos já irão desistir nessas primeiras semanas, verão que a vida militar não é pra eles. Quando eles desistem na adaptação outros candidatos entram no lugar deles, mas, quando acabam essas três semanas, quem desiste não dá mais a vaga pra outro.
Entrada dos Novos Alunos, EsPCEx
                Depois haverá uma solenidade para os familiares irem chamada Entrega da Boina, em fevereiro, onde os candidatos se tornarão alunos. Esta se dá em duas etapas: primeiro eles passarão pelos portões da prep, vestidos de terno, e os ex-alunos dos Colégios Militares com a farda garança. Depois, eles receberão a boina azul marinho. O uniforme varia de acordo com a vontade do comandante, na maioria das vezes, eles usam o 3º D (blusa bege e calça verde), mas, já houve ano deles receberem a boina com o 4º A (camuflado).
              É uma ótima oportunidade de fazer novas amizades com outras namoradas de alunos, afinal, só quem é sabe e, na maioria das vezes, você precisará de alguém pra conversar e suas amigas não irão entender as suas angústias. O traje para os convidados é esporte fino, então, um vestido curto e sandália está ótimo! Só não abuse no curto nem no decote do vestido, lembre-se que você está em um quartel e, como é de dia, nada de cores muito fortes e muito brilho. O salto alto deixa elegante, mas você passará a manhã toda de pé, então veja se não é melhor uma coisa mais confortável. Ah, e não esqueça o protetor solar e os óculos de sol!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mande cartas para o seu amor!

                Caso você queira mandar carta pro seu amor, é só você endereçar para o endereço abaixo, não esqueça de sublinhar o nome de guerra e colocar número, companhia e pelotão dele. Caso você não coloque alguma dessas informações a carta pode demorar mais pra chegar a ele. Ah, e eles têm que buscar a correspondência da sargenteação, mas, com o tempo, pode ser que alguns sargentos que os conheçam entreguem diretamente, só que isso não é muito certo, então, não custa dar uma passada lá, né! Segue o exemplo de destinatário:
Al. João da Silva 
Nº 1234 – 1ª Companhia – 1º Pelotão
Escola Preparatória de Cadetes do Exército
Av. Papa Pio XII, nº 350
Jardim Chapadão, Campinas / SP
CEP: 13070-903
                Mande quantas cartas quiser e puder! Eles adoram recebê-las, isso revigora, aumenta a moral deles lá dentro. Ah, uma dica é mandar uma foto sua ou de vocês (ou ambas) pra ele também. Eles adoram colar fotos das pessoas importantes na porta do armário. O que, além de tudo, é super fofo. Isso quando ficam tirando onda com eles, ou fazendo piadinhas sem graça, mas, enfim, faz parte.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A EsPCEx

EsPCEx, Campinas/SP
                   Para quem não sabe (e não são poucas), quer dizer: Escola Preparatória de Cadetes do Exército e fica em Campinas, São Paulo. Essa é a primeira etapa de uma longa (e põe longa nisso) vida voltada para o meio militar, o primeiro degrau dos cinco anos de formação. Muitos dizem que é a parte mais fácil da carreira, mas para quem nunca teve qualquer tipo de contato com o meio militar será um pesadelo. Quando a prep, ou casa rosada (como também é a chamada) acaba, eles irão para a AMAN, em Resende (que eu falarei no próximo capítulo). Bom, se você acha que a prep é ruim, prepare-se que a AMAN é mil vezes pior!
                  Até 2011, a EsPCEx correspondia ao 3º ano do ensino médio e eles passariam mais 4 anos na AMAN, que corresponde a um ensino superior (a uma faculdade). Entretanto, houveram algumas mudanças, em 2012 ela passou a corresponder ao 1º ano do ensino superior (se mantiveram os 4 anos na AMAN), mudando apenas as disciplinas didáticas, mas em 2013 as mudanças continuaram, principalmente institucionais e comemorativas.
             A vida militar é repleta de desafios, diários. A distância e a saudade são os piores, em minha opinião. A primeira dificuldade é ter que ficar longe da família, da namorada, dos amigos. Morar num lugar estranho, dividir quarto, banheiro, com pessoas que você nunca viu. Principalmente nos primeiros meses eles vão ficar muito abalados, ainda se acostumando com essa nova realidade. Muitos vão chorar, outros vão segurar tudo pra si. Mas, de qualquer forma, ele irá precisar de alguém pra conversar e, vá por mim, não serão os pais que ele vai procurar para desabafar.
                Na Escola eles serão divididos em três companhias: Águia, Leão e Pantera. Cada companhia tem seu comandante e é dividida em cinco pelotões, cada qual com seu comandante também. E ficarão alojados em um alojamento enorme, cada companhia com o seu, divido em setores (divisão feita pelas beliches e pelos armários).


P.S.: Oi, meninas! Muito obrigada por marcarem a opinião de vocês sobre o post, continuem a fazer isso, por favor! Mas não deixem de comentar também, o comentário de vocês é muito importante para o andamento do livro!
Agora passarei um longo período falando da prep, e qualquer dúvida ou pergunta podem deixar nos comentários ou mandar e-mail para: namorarumcadete@yahoo.com.br.
Obrigada e até a próxima! Beijos!!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Apresentação à vida militar

     Ser mulher, esposa, noiva, namorada, enfim, companheira de militar não é nada fácil! Muito pelo contrário, o que mais surgirá na sua frente serão desafios, problemas, complicações. Mas um amor de verdade, uma relação sólida a tudo supera. Afinal, como dizem, ser mulher de militar não é para qualquer uma!
       Serão transferências por diversos lugares do Brasil, muitas vezes para cidades que você nunca nem ouviu falar. Cursos mais diversos que seu amor vai querer fazer e que farão com que você fique longe dele por alguns dias, ou meses. Semanas de viagens a trabalho para outros estados. Serviços em finais de semanas e feriados. Enfim, você tem que ser forte para aguentar as mais diversas situações. Tem que se acostumar a ficar longe da família, dos amigos e, ao mesmo tempo, fazer novas amizades. Ah, e você vai aprender como nunca a acumular e usar as milhas em passagens aéreas! Rs.
       O meio militar não é nada fácil, muitos namoros terminam por causa da incompatibilidade, da distância, da saudade, da falta de tempo. Todo dia é um desafio. Você, mais do que nunca, precisará ser paciente, compreensiva e, principalmente, uma boa ouvinte! Não deixe que a profissão dele atrapalhe o namoro de vocês.  Use e abuse do infinity da TIM e do skype!
        Apóie-o, mas também cobre atenção, não se deixe ser esquecida ou jogada para segundo plano. Como essa vida também é totalmente nova para eles, pode ser que, no começo, eles fiquem deslumbrados com a liberdade que eles terão. Alguns terminarão por causa disso, vão querer “curtir a vida” com os novos amigos. Por isso, seja presente, procure se inteirar dos assuntos do seu namorado, participar, conhecer o mundo dele (mas também lembre-se de viver a sua vida, não viva em função dele). Confiança acima de tudo, mas não seja boba!


Não deixem de comentar e de marcar o que acharam do post, a opinião de vocês é muito importante para mim e para a evolução do livro!
Obrigada mais uma vez e até semana que vem quando começarei a falar da EsPCEx! :D

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Olá!

Oi para todas!
Criei este blog para ajudar na divulgação do livro que estou escrevendo atualmente. Além de tentar ajudar outras pessoas que, assim como eu, namoram um cadete.
Mas todas são muito bem vindas neste blog! Sejam namoradas, noivas, esposas de militares de qualquer força e patente!
Espero que gostem, que eu possa ajudá-las e que aprenda com vocês também!
Obrigada!!!