sexta-feira, 10 de abril de 2015

Bailes das Armas - Parte 1

      Agora que já sabemos mais sobre as armas e sobre a escolha, vamos falar do que mais empolga a nós, namoradas: os bailes!
      Nós ficamos tão empolgadas com eles pois, depois do Espadim, é o que nos resta a esperar, não é mesmo? Agora com a escolha da arma logo no início do 2º ano (a partir de 2014, e não mais no 3º ano, como eu já disse por aqui várias vezes), pelo menos os bailes das armas chegaram mais cedo e a falta de eventos do avançado acabou, haha.
      Bom, vamos ao que interessa. Primeiramente, temos que ter em mente que, muito embora sejam chamados popularmente de "bailes das armas", eles são, na verdade, jantares dançantes (pelo menos em sua maioria), então não vá esperando todo aquele glamour que você viu no Espadim para não se decepcionar.
      Os "bailes" ocorrem em comemoração aos dias das armas. Além dos bailes, cada arma faz sua comemoração individual, que costuma durar a semana toda, fazendo com que os meninos tenham bastantes atividades relacionadas a isso. Para o público, além do baile, algumas armas fazem outras comemorações. Como há algumas especificidades, falarei de cada "Dia da Arma" separadamente, de acordo com a data de acontecimento.


Intendência
    O "ciclo" de comemorações dos dias das armas começa, quase sempre, com a Rainha da Logística. Como já disse aqui, o dia da Intendência é comemorado no dia 12 de abril. Contudo, há alguns anos a semana da Suprir vem sendo celebrada na Academia na semana anterior à que cai o dia 12.
    Para o público (ou seja, o que nos interessa), a única comemoração do Dia da Intendência é o "baile" mesmo, que, há uns 3 anos já, vem acontecendo na sexta-feira da semana comemorativa (o que é péssimo para as pessoas que não moram em Resende), devido ao fato de ser no período da SIEsp do quarto ano.
      O "baile" é, na verdade, um jantar dançante. Ele acontece no Foyer da AMAN (espaço que fica embaixo do Teatro Acadêmico) e costuma começar por volta das 21 horas. Tem comida (jantar e salgados volantes), bebida (teve ano que teve até open bar) e música (costumam contratar uma banda para tocar do meio até o final da noite, após o jantar). Como não é um baile, não costuma ir até muito tarde, por volta das duas horas da manhã já está terminando.
      Há quem diga que não precisa ir de longo, já que não é baile, mas todo ano as mulheres estão de longo, quem vai de curto acaba se destacando negativamente. Por mais que seja um evento mais simples, os cadetes estarão fardados com o azulão, e os demais militares com o uniforme cinza (2º A), então as senhoras e senhoritas têm que estar à altura. Então, aconselho a ir de longo sim, mas não precisa ser aquele vestido lindo e maravilhoso digno de um Espadim e/ou Aspirantado, pode ser um longo mais simples. Além disso, se você quer economizar um dinheirinho e não gastar com salão de beleza, treine em casa e se aventure no make e no cabelo, as mulheres não costumam se produzir muito.


Engenharia
      A segunda arma a ser celebrada é a Engenharia. Muito embora seu dia seja comemorado em 10 de abril (logo, deveria ser a primeira a ser celebrada), há alguns anos seu dia tem sido comemorado na AMAN na semana seguinte - ou seja, há uma troca com a comemoração da Intendência por motivos internos (principalmente por causa da SIEsp do quarto ano).
 
Regata da Engenharia, Rio Paraíba do Sul, Resende/RJ
      A Xingu, diferentemente da Suprir, não tem apenas o "baile" como evento voltado ao público também. No final de semana das comemorações da Engenharia, normalmente no sábado pela manhã, é realizada a "Regata da Engenharia", onde competem não apenas os engenheiros, mas também cadetes do Básico e alguns de outras armas. A Regata é pela parte da manhã e acontece no Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade de Resende; ela pode ser acompanhada por familiares e moradores da cidade que se dirigirem à Av. Beira Rio (aquela em que há uma ciclovia e que fica em frente ao Hotel River Park) ou às pontes da cidade.
     A roupa é qualquer uma. Como não acontece dentro da AMAN, não há qualquer tipo de restrição. Lembre-se que em abril ainda está bastante quente em Resende, e o sol judia mesmo, então não esqueça do filtro solar e dos óculos de sol!
     O "baile", que também é, na verdade, um jantar dançante, também acontece no Foyer da AMAN e costuma ser no sábado da semana de comemorações. No entanto, já ocorreu do mesmo ser adiantado para um dia de semana (em 2013, foi numa quarta-feira) poucas semanas antes. Também começa por volta das 21 horas e tem jantar, petiscos de festa, bebidas e música, e não costuma se prolongar até muito tarde.
       Bom, como eu já falei antes, por mais que não seja um baile mega formal, os meninos estarão de azulão e nós temos que estar a altura! Quem vai de curto para esses eventos acaba se destacando e pode até pegar mal. Por isso, eu sempre aconselho o longo - mais uma vez, não precisa ser aquele vestido princesa, mas um longo discreto está ótimo, até mesmo porque as mulheres não costumam ir muito produzidas nos jantares.


Comunicações
      A terceira celebração é a das Comunicações. O dia "das Com" é comemorado em 05 de maio, como já falei aqui antes, e a semana de comemoração é realmente a semana do dia 05.
      Tal qual a Intendência, há um único evento para o público - ou seja, nós -, que é o "baile" mesmo. Baile entre aspas porque é, na verdade, um jantar dançante, como os demais. Tem comida, bebida e música, começa por voltas das 21 horas e não costuma se prolongar até tarde. Ele também acontece no Foyer da AMAN e, normalmente, no sábado que fecha a semana das Comunicações.
      Quanto à roupa, sempre há boato de que não é pra ir de longo, já que não é um baile mesmo, inclusive muitas já foram de curto de cara ou então viram algumas de curto num ano e, no ano seguinte, resolveram ir também, mas a maior parte das mulheres vai de longo, inclusive quem vai de curto acaba chamando bastante a atenção. Como eu já disse várias vezes, mesmo que seja um evento mais simples, os cadetes estarão fardados com o azulão, então nós temos que estar à altura deles na elegância. Por isso, eu sempre aconselho a ir de longo em todos os "bailes"/jantares dançantes (mais uma vez: não precisa ser O vestido longo, um longo mais simples está ótimo!) e economizar no salão de beleza, uma vez que não precisa investir tanto no make e no penteado (um escova e aquela maquiagem que você aprendeu pelo YouTube estão maravilhosos!).


Cavalaria
       A quarta arma a ser comemorada é a Cavalaria. O dia da "Cav" é comemorado em 10 de maio, conforme já falei anteriormente. Nas comemorações da Cavalaria, tem o Cross da Espora, com a formatura de entrega de espora e o baile.
Cross da Espora, Seção de Equitação, AMAN
      O Cross da Espora é realizado no sábado que fecha a semana e começa por volta das 08h da manhã. O traje dizem que é esporte fino, mas as pessoas não costumam ir muito arrumadas não. Como é na Seção de Equitação da AMAN, anda-se bastante para chegar lá, e na grama, então, salto alto não é nada aconselhável. Normalmente, as pessoas vão de sapatilha, rasteirinha ou bota e de jeans mesmo ou um vestidinho básico. Ao final da apresentação de hipismo (que pode ser vista da arquibancada, por isso é bom chegar um pouco antes pra pegar um lugar legal), os cadetes colocam o 3º D (blusa bege, culote verde e bota) para a formatura de entrega das esporas aos novos cavalarianos.
     O baile da Cavalaria também não é como os demais jantares dançantes. Embora não se compare aos bailes do Espadim e do Aspirantado, é bem mais chique do que os jantares dançantes de outras armas. Seguindo o modelo tradicional, tem comida, bebida e música e acontece no sábado à noite. Por muitos anos ele foi realizado fora da AMAN, num espaço alugado, e, por essa razão, os cadetes e demais militares não precisavam ir fardados, indo todo mundo de terno. Contudo, em 2014 tornaram a fazer o baile dentro da AMAN, em um dos ranchos dos cadetes (mesmo local em que é montada uma parte do Espadim), muito embora tenham mantido o uso do terno para os militares.
     Por ser mais elegante que os jantares dançantes, as mulheres costumam se arrumar mais, algumas optam por fazer cabelo e maquiagem em salões de beleza e é quase unânime ir de longo. Entretanto, o boato de que não precisa ir de longo sempre rola, o que faz com que algumas optem por ir de longuete (de curto é bem difícil de achar), mas fica bastante destoante do resto da festa, então, vá de longo e, se não quiser gastar muito, arrisque fazer sua própria produção e não precisa ir com aquele vestido bafônico (mesmo sendo mais chique, ainda não é o Aspirantado, então não se preocupe em comprar um vestido muito glamuroso, ok?).

Um comentário:

  1. Olá!
    Apenas deixando um elogio pelo blog.
    Não sou "namorada de cadete", na verdade sou capitão do exército, da reserva (passei em um concurso e saí), mas esse blog me trouxe muitas lembranças de meu tempo de cadete.
    Acredite se quiser, mas depois de alguns anos as lembranças são interessantes.
    E agora, por alguns momentos, eu parei para pensar na minha namorada da época e em tudo o que passei.
    Espero que você seja muito feliz com seu namorado.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)