Se o seu namorado tem a intenção de ser paraquedista, com certeza você já ouviu falar do "PQD" por várias e várias vezes... Muito embora o certo seja "Pqdt", é mais que comum chamarem apenas de "Pqd". Pois bem, a partir de 2010, os cadetes do 3º ano passaram a poder fazer o Curso Básico Paraquedista, que é a porta de entrada para os demais cursos da
Brigada de Infantaria Paraquedista.
O curso tem duração de 6 semanas e, ao ser aplicado para os cadetes do 3º ano, é dividido em duas partes: uma na AMAN e outra no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (Brigada Paraquedista, Vila Militar, Rio de Janeiro/RJ), sendo 3 semanas em cada. Contudo, bem antes de começar o curso já começam os estresses da preparação.
No meio do ano, os voluntários ao PQD (que podem ser de toda e qualquer arma) já começam a fazer os primeiros testes físicos, aplicados pelos instrutores da AMAN. Nessa primeira fase, vários já são cortados - por não conseguirem fazer a quantidade de barras e flexões determinadas. Depois disso, os que passaram são submetidos a exames médicos e, aqui, mais uma grande quantidade já é eliminada (além de problemas na coluna e nos joelhos, muitos descobrem que têm sinusite, o que também os deixa de fora). Aprovados nessa primeira bateria de testes e exames feitos pela AMAN, eles estão aptos para o curso.
O curso começa em novembro e, na verdade, antes mesmo de começarem as atividades da área de estágio, eles têm que realizar um outro teste físico, dessa vez aplicado pelos instrutores da Brigada (quem não passar, também fica de fora). Nessa etapa prévia, eles já estão com o cabelo raspado e terão que ficar assim até o final do curso (acostume-se com a careca! rs). Quem não conseguir realizar as provas físicas exigidas novamente, também estará fora do curso.
As primeiras três semanas eles passarão desenvolvendo as atividades na área do curso na AMAN (que fica próxima à área de Educação Física), mas com os instrutores paraquedistas. E já começou muita ralação! Na primeira semana muitos já desistem por não aguentarem a carga de atividade física. Muito embora não seja o dia inteiro de curso, a intensidade dos exercícios é muito pesada e, por isso, muitos contratam massagista para aliviar a dor diária e estar pronto para o dia seguinte (ficar sem nada, nem uma polmadinha, não rola). Pelo curso começar em novembro, quem está no PQD não participa do
Manobrão, tampouco realiza alguma missão no Aspirantado. Além disso, eles também não pegam serviço, ficam exclusivamente à disposição do curso.
|
Asas de Prata - Brevê de Paraquedista. |
Passadas as três semanas na AMAN, os cadetes irão para a Brigada Paraquedista, na Vila Militar da cidade do Rio de Janeiro. Lá no Centro de Instrução Paraquedista eles farão as 3 semanas restantes de curso. Ou seja, o curso pega um pouquinho das férias, uma vez que vai até o início/meio de dezembro.
Concluídas as 6 semanas, e realizado o salto do avião (que é requisito indispensável para a formação no curso), eles poderão receber as Asas de Prata, a Boina Grená e usar o Boot Marrom, símbolos do paraquedista.