O curso tem duração de 6 semanas e, ao ser aplicado para os cadetes do 3º ano, é dividido em duas partes: uma na AMAN e outra no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (Brigada Paraquedista, Vila Militar, Rio de Janeiro/RJ), sendo 3 semanas em cada. Contudo, bem antes de começar o curso já começam os estresses da preparação.
Flexão na área do Curso, AMAN. Fonte: Serei Oficial. |
Canguru na área do Curso, AMAN. Fonte: Serei Oficial. |
As primeiras três semanas eles passarão desenvolvendo as atividades na área do curso na AMAN (que fica próxima à área de Educação Física), mas com os instrutores paraquedistas. E já começou muita ralação! Na primeira semana muitos já desistem por não aguentarem a carga de atividade física. Muito embora não seja o dia inteiro de curso, a intensidade dos exercícios é muito pesada e, por isso, muitos contratam massagista para aliviar a dor diária e estar pronto para o dia seguinte (ficar sem nada, nem uma polmadinha, não rola). Pelo curso começar em novembro, quem está no PQD não participa do Manobrão, tampouco realiza alguma missão no Aspirantado. Além disso, eles também não pegam serviço, ficam exclusivamente à disposição do curso.
Asas de Prata - Brevê de Paraquedista. |
Concluídas as 6 semanas, e realizado o salto do avião (que é requisito indispensável para a formação no curso), eles poderão receber as Asas de Prata, a Boina Grená e usar o Boot Marrom, símbolos do paraquedista.
A formatura de brevetação está condicionada ao salto e, este, às condições climáticas e mecânicas do avião. Ou seja, não tem um dia certo para acontecer. Mesmo se marcarem uma data, pode ser que ela seja modificada posteriormente. Mas dá para ter uma ideia geral de quando deve acontecer (lá pela segunda semana de dezembro, início da terceira, no máximo). Para quem é do Rio de Janeiro, é mais fácil, mas para quem vem de longe, ou já se programa para passar a semana, ou arrisca uma data (o que tem bastante chance de não dar certo).
Formatura de Brevetação, Vila Militar, RJ. Fonte: Serei Oficial. |
Tem muitos prós e contras para fazer ou não o PQD ainda na AMAN. O bom é que eles estão no auge da forma física, não participarão do Manobrão nem do Aspirantado, não pegarão serviço e concluirão o curso antes mesmo de se formarem. O ruim é que o dinheiro da compensação é menor e demora pra cair (quando eles terminam o curso ganham um soldo a mais como compensação - e como eles são cadetes, o soldo é bem mais baixo - e isso só é pago depois de um tempinho; na verdade, teve um ano que eles demoraram tanto para receber que até perderam, tem que ficar em cima), perdem algumas semaninhas de férias e, o que é o pior de tudo: se der alguma coisa errada e o cadete porventura vier a se machucar seriamente, isso pode afetar nos testes físicos do 4º ano, e você já sabe o quanto as notas do TAF são importantes para a classificação, ainda mais na reta final!
Enfim, fazer ou não o PQD no 3º ano é uma questão bastante pessoal, então apoie o seu cadete independente da escolha dele. E se, por acaso, ele não puder ou não quiser fazer o curso ainda na AMAN, no primeiro ano da tropa ele já poderá fazer o requerimento para realizar o curso no ano seguinte, independente de onde esteja. Ou seja, oportunidade é o que não vai faltar para fazer posteriormente (e o dinheiro da compensação será ainda melhor, rs.), não fique triste e não o deixe ficar triste se tiver que adiar um pouquinho o desejo de deixar de ser "pé preto" (quem não é paraquedista). Ah, mas se ele fizer e sair paraquedista, prepare-se para ouvir muito "embuste" e ser chamada de "Rosa Maria"! :)
Meu namorado passou em todos os testes preliminares do PQD em maio, e ficou animadíssimo. Ele está muito empolgado com o curso! Adorei todas essas informações, assim fica melhor para incentivá-lo, já que é tão importante pra ele.
ResponderExcluirBjs de uma leitora fiel ♥
Que bom que você gostou e muuuito obrigada por acompanhar o blog e ser uma leitora fiel! :D
ExcluirBeijos!
Os meninos tem paixão pelo curso de PQD. Difícil encontrar um que não queira fazer rs. Essas informações foram maravilhosas! É sempre bom saber um pouco mais sobre os desejos deles. Parabéns por estar cada vez melhor :*
ResponderExcluirEu me alistei pra PQD, dia 26 vou levar meus exames, eles pediram pra eu levar também, tênis short etc, eu vou ter que fazer 10 barras no primeiro dia? ( coisa que n consigo kk) ou vou ficar la6 meses, pra me preparar quando eles pedir realmente os exercicios físicos?
ResponderExcluirTwierre, infelizmente, não sei te informar.
ExcluirMas a dica que eu te dou é para estar preparado para tudo sempre... Rs
Tenta se informar com eles por lá mesmo. Boa sorte!
Twierre, é o seguinte, se tu for apto nos exames médicos, vai fazer o EAF (exame de aptidão física). Consta de 12 barras, 35 flexões, 48 abdominais, 50m natação e 5000m corrida em 25 minutos.
Excluiresses são os índices para Cadetes. se tu for fazer o turno 16/1, provavelmente são os mesmos índices.
Olá!! Adorei seu blog! Gostaria de sabee como funciona as madrinhas na cerimônia do PQD! Como agir? Bjs
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEntão, a madrinha/ o padrinho é quem irá entregar a boina grená ao novo paraquedista!
Não tem muito o que explicar, na hora da entrega das boinas, entram no pátio e colocam a boina no militar... Rs.
É bem parecido com a entrega da boina na EsPCEx, na verdade.
Espero ter ajudado. Beijos!
Comigo é ao contrário, Meu namorado é Fuzileiro naval e a "Rosa Maria" aqui vai ser a Pqd!! Meu Sonho♡
ResponderExcluir