segunda-feira, 14 de setembro de 2015

4º Ano

      E, enfim, chegou o quarto e último ano! Acho que são várias as fases que a gente passa até de fato cair a ficha de que esse será o último ano que nossos amores passarão na querida Academia. Para umas, a proximidade não apenas pelo "estourar da bolha", mas também pelo tão sonhado casamento. Para outras, a esperança pela volta do amado para sua cidade (ou, pelo menos, perto). Para outras, o medo da incerteza do próximo ano. Seja qual for o seu caso, a euforia começa logo após a virada do ano.
     Os cadetes do 4º ano (chamados já de "Aspiras"), voltam das férias bem cedo, junto com o início da adaptação dos preposos no Curso Básico, ou seja, as férias são bem mais curtas e já na metade de janeiro eles retornam à AMAN. Isso porque eles têm que começar logo as matérias, pois todas as provas terminam bem antes do Aspirantado (na verdade, no meio do ano já quase não tem mais prova, pouquíssimas são as que ficam para o segundo semestre).
     O retorno mais cedo é um pouco doloroso (impossível não ficar com aquela invejinha de quem ainda está com o namorado de férias por mais algumas semanas), mas só de pensar que é a última apresentação, que eles estarão usando a última platina de cadete, e que, em pouco mais de 10 meses, aquilo tudo será só uma lembrança, a tristeza vai embora (nem que seja momentaneamente, rs).
    Na realidade, a palavra "última" é a que mais será dita esse ano! Serão as últimas Acadêmicas, os últimos bailes das armas, a última SIEsp, a última Festa Junina do CIMAN, as últimas provas, a última Navamaer, os últimos campos, resumindo: tudo será ainda mais intenso por ser o último ano de formação, o último ano em Resende e na AMAN (pelo menos como cadetes...).
     No começo do ano, com certeza que você achará que ainda tá demorando muito, que parece tão longe a tão sonhada Espada, mas o ano será tão intenso que passará voando. Por falar nisso, para mim, esse ano só não foi mais "sanhaço" que o Básico (até mesmo porque nada supera O caos na terra né... rs). Era tanta coisa para tão pouco tempo que eles não param nem por um minuto. Depois das férias do meio do ano, melhora um pouco, o ritmo diminui, mas, ainda assim, é muita coisa para fazer, arrumar, comprar, planejar. Em novembro, você verá como tudo passou voando.

Placas da canção "lá lá iá" nas Acadêmicas da Turma de 2014
    Bom, voltando ao "última", tudo será sentido muito intensamente. E uma das coisas mais esperadas desse ano - pelo menos do início dele - são as Acadêmicas que, para os Aspiras, tem um gostinho mais especial, não apenas pelo fato de serem as últimas competições como cadetes, mas também porque é nela que eles começam a comprar o enxoval de Aspirante-a-Oficial e, alguns, até mesmo a espada (você já deve ter reparado nas barracas que vendem vários itens militares e também as barracas dos fabricantes de espadas que ficam atrás do Estádio. Muitos optam por já ir comprando as coisas para o ano seguinte na tropa, e também a espada que receberão no Aspirantado, pois os gastos serão muitos esse ano). Além disso, é durante as Acadêmicas que ocorre a tradicional Canção do "Adeus AMAN" pelos Aspiras. Ela também é conhecida como "lá lá iá", pelo ritmo que é cantada. Como ocorre no meio da semana de competições, muitas namoradas não podem ver, mas sempre filmam e disponibilizam na internet (veja no YouTube alguns vídeos). Nada mais é do que eles cantando "lá lá iá" para todas as coisas que já passaram na formação (uns cadetes ficam segurando placas para os demais saberem a ordem, rs) e, depois, emendam na canção "Adeus, AMAN".
     Bom, o 4º ano é o "fim do começo", e também a última oportunidade para que você possa ir aos eventos da AMAN, rs. Como eles costumam dizer lá, nesse ano eles completam as cinco pontas da estrela. Ou seja, apenas após cinco realizações estão aptos a receber a estrela prateada de Aspirante-a-Oficial. Cada ponta da estrela significa uma conquista: 1) todas as SIEsp; 2) todas as provas da DE; 3) todos os testes físicos; 4) o TCC (eles também têm que fazer um trabalho de conclusão de curso, afinal, também estão em uma faculdade, e isso vale nota pra classificação!); e 5) o estágio na tropa.
    Enfim, com certeza será um ano muito corrido e que passará voando, então aproveite ao máximo cada experiência, porque depois só restará a nostalgia mesmo! Rs.

2 comentários:

  1. Eu comecei a ver o blog agora... Gostaria de saber se vocês também deverão momentos intensos de decisões. .. como ficar juntos, pq apesar de tudo e tão complicado. Por mais que a gente goste, alguns cadetes acham injusto que a gente persista, pq nao é nada facil. ;/
    Amei o blog. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Géssica.
      Acho que todas nós passamos por grandes momentos de importantes decisões e de muita provação. Realmente não é nada fácil, mas, quando os dois querem, para tudo dá-se um jeito!
      Que bom que você gostou, espero que continue acompanhando o blog! :)
      Beijos

      Excluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)