sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A EsPCEx

EsPCEx, Campinas/SP
                   Para quem não sabe (e não são poucas), quer dizer: Escola Preparatória de Cadetes do Exército e fica em Campinas, São Paulo. Essa é a primeira etapa de uma longa (e põe longa nisso) vida voltada para o meio militar, o primeiro degrau dos cinco anos de formação. Muitos dizem que é a parte mais fácil da carreira, mas para quem nunca teve qualquer tipo de contato com o meio militar será um pesadelo. Quando a prep, ou casa rosada (como também é a chamada) acaba, eles irão para a AMAN, em Resende (que eu falarei no próximo capítulo). Bom, se você acha que a prep é ruim, prepare-se que a AMAN é mil vezes pior!
                  Até 2011, a EsPCEx correspondia ao 3º ano do ensino médio e eles passariam mais 4 anos na AMAN, que corresponde a um ensino superior (a uma faculdade). Entretanto, houveram algumas mudanças, em 2012 ela passou a corresponder ao 1º ano do ensino superior (se mantiveram os 4 anos na AMAN), mudando apenas as disciplinas didáticas, mas em 2013 as mudanças continuaram, principalmente institucionais e comemorativas.
             A vida militar é repleta de desafios, diários. A distância e a saudade são os piores, em minha opinião. A primeira dificuldade é ter que ficar longe da família, da namorada, dos amigos. Morar num lugar estranho, dividir quarto, banheiro, com pessoas que você nunca viu. Principalmente nos primeiros meses eles vão ficar muito abalados, ainda se acostumando com essa nova realidade. Muitos vão chorar, outros vão segurar tudo pra si. Mas, de qualquer forma, ele irá precisar de alguém pra conversar e, vá por mim, não serão os pais que ele vai procurar para desabafar.
                Na Escola eles serão divididos em três companhias: Águia, Leão e Pantera. Cada companhia tem seu comandante e é dividida em cinco pelotões, cada qual com seu comandante também. E ficarão alojados em um alojamento enorme, cada companhia com o seu, divido em setores (divisão feita pelas beliches e pelos armários).


P.S.: Oi, meninas! Muito obrigada por marcarem a opinião de vocês sobre o post, continuem a fazer isso, por favor! Mas não deixem de comentar também, o comentário de vocês é muito importante para o andamento do livro!
Agora passarei um longo período falando da prep, e qualquer dúvida ou pergunta podem deixar nos comentários ou mandar e-mail para: namorarumcadete@yahoo.com.br.
Obrigada e até a próxima! Beijos!!!

4 comentários:

  1. Adoreii seu blog,ajuda muito , promove mais tranquilidade pra quem não conhece sobre o mundo militar,sem falar tbm q é como que nossas angústias (das namoradas/esposas / familiares) fossem entendidas,compreendidas mesmo,obrigada por nos apresentar essas informações e esse conforto. Parabéns pelo blog !!

    ResponderExcluir
  2. passando por esse momento :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei tuas palavras.. Agora tens que fazer um post novo com palavras para os namorados, já que em 2017 seremos nós mulheres a estar longe deles..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog, meu namorado foi para especex esse mês e já tá sendo bem dificil pra mim, sei que é o começo de tudo e eu tenho que me acostumar com a distancia e a pouca conversa. Nenhuma das minhas amigas me entendem e esse blog está me ajudando muito, pq todas nós passamos pela mesma coisa.
    Só quero agradecer! Acompanharei smp

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)