segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Curso de Guerra na Selva

     Se no terceiro ano os meninos têm a opção de fazer o curso básico paraquedista e, assim, sustentarem o brevê do PQD, no quarto ano também há a opção de fazer um curso, só que dessa vez é o Guerra na Selva, também chamado de "COS" (Curso de operações na selva), que é realizado pelo CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), em Manaus-AM.
     Na verdade, o Guerra na Selva é o principal curso que os cadetes poderão fazer no quarto ano (lembrando que cadetes de qualquer arma podem se voluntariar), contudo, eles também podem se inscrever para diversos estágios operacionais (que, normalmente, duram duas semanas e são realizados durante as férias de julho), como o GLO, o Caatinga etc. E, de fato, os estágios acabam, por vezes, sendo mais procurados.
     O Guerra na Selva é bem mais longo que o PQD, são em torno de 3 meses (de julho a meados de setembro) que eles passarão em Manaus realizando atividades dentro do Centro e também na Floresta Amazônica, e isso acontece no meio do ano, ou seja, nada de férias de julho (e, como eu disse no post anterior, o EPCT - estágio na tropa - será realizado durante o manobrão para quem for fazer o Guerra).
     Se o sonho do seu namorado é servir na Selva (região Norte como um todo), com certeza ele ficará bastante tentado em fazer logo o Curso e conseguir a "onça" de uma vez. Contudo, esse curso não é tão procurado pelos cadetes como o PQD. Seja pelos altos custos com equipamentos, pela distância ou valores de passagens, a verdade é que muitos preferem fazer o curso já como oficiais (até porque a compensação será mais alta, como eu comentei ao falar sobre o PQD). Contudo, sempre tem quem queira fazer o quanto antes e já se voluntariam para ir como cadetes.

      Como o curso começa logo no começo de julho para os "aspiras", bem antes disso eles já fazem os exames médicos e físicos e são liberados para ir para Manaus. Devido à longa duração do curso (quase 3 meses), quando os cadetes vão para o Guerra já têm que estar com todas as provas feitas, pois já voltarão em setembro, faltando pouquíssimo tempo para a escolha da unidade (que depende da classificação). Por essa razão, logo no primeiro semestre do quarto ano os aspiras fazem todas as provas da "DE" (Divisão de Ensino, são as provas universais do currículo, que todas as armas fazem), para dar tempo dos cadetes que vão ao PQD não dependerem de fazer nenhuma prova e, assim, que possam ter a classificação geral final para a escolha da unidade. Portanto, depois do meio do ano, os cadetes só terão as provas específicas de cada arma, assim, no meio do ano eles já terão completado a terceira ponta da estrela: adeus provas da DE.
Brevê de Guerra na Selva. Fonte: site do CIGS.
      Concluído o curso, o cadete se torna um guerreiro de selva e poderá ostentar seu brevê no uniforme (contudo, somente a parte de metal dourado, a "bolacha" verde só será utilizada no uniforme quando e se for servir na Amazônia, uma vez que ele só é ostentada por quem serve ou já serviu lá).
     Se a pretensão do seu namorado é servir na Selva logo que sair da AMAN, talvez ele queira fazer logo o COS para não ter que fazê-lo no ano seguinte (é bem comum que se faça o curso na primeira oportunidade quando se está na Amazônia). Contudo, se ele não quiser fazer como cadete, é bom ter em mente que, diferentemente do PQD, só pode enviar o requerimento para o curso quem serve na Amazônia. Ou seja, depois da AMAN, só indo morar na Selva para fazer o Guerra.
     Como eu já falei anteriormente, fazer ou não um curso é de opinião única e exclusiva do militar, então apoie seu namorado seja qual for a escolha dele. Toda escolha tem seus prós e contras, então, repito, não há uma ordem ou um jeito certo de como fazer as coisas, cada um sabe de seu tempo e de seus almejos. Então, se essa for a escolha dele, SELVA! :)

9 comentários:

  1. Olá, tenho uma dúvida; este curso também é livre para todas as armas igual o PQD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É sim! Muito boa a colocação, esqueci de falar isso no post. Vou atualizar para ficar mais completo. Muito obrigada! :)

      Excluir
  2. Esses são os únicos cursos disponíveis para fazer lá ou existem outros?? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso Básico Paraquedista
      Curso de Guerra na Selva (CIGS)
      Estágio de Combatente de Caatinga
      Estágio Básico do Combatente de Pantanal
      Estágio Básico do Combatente de Montanha
      Estágio de Operações Aeromóveis
      Estágio de Desminagem
      Estágio de Caçador
      Estágio de RESGATE
      Em sua grande maioria para os Cadetes do 3º e 4º ano, somente disponível para os Cadetes do 1º ano o curso de Montanha.

      Excluir
    2. Cursos para os cadetes são esses dois sim, Paraquedista no 3º ano e Guerra na Selva no 4º ano.
      No 1º ano tem o estágio de montanha (que é a SIEsp de montanha).
      Os demais estágios podem ser solicitados para serem feitos durantes as férias pelos cadetes (principalmente cadetes do último ano), como o caçador, GLO, caatinga e alguns outros.

      Excluir
  3. Meu sonho é ser oficial do Exército,quero fazer o máximo de cursos possíveis lá dentro,estou me preparando fisicamente e psicológicamente.Queria sabe se eu for fazer o curso de Guerra na Selva seria necessário ficar na Amazônia eu eu poderia retornar a minha terra natal , só com o brevê da onça e as asas de prata de PQD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, se você quiser fazer o COS deverá estar servindo em uma das guarnições (cidades) da Amazônia (ou fazê-lo durante a AMAN, como dito no post). Depois de feito o curso, nada impede de ir servir em outras regiões.

      Excluir
  4. Olá, será​ que seria necessário servir muito tempo na Amazônia para conquistar o brevê dourado do COS ? Eu moro em Fortaleza, meu sonho é ser Oficial e quero fazer muitos cursos para sair ostentando os brevês, é necessário por exemplo eu fazer o curso de Paraquedista e ter que servir no RIO ? Ou fazer o curso de Guerra na Selva e ter que servir na Amazônia ? Se preciso, quanto tempo ? Belo Trabalho ! ❤🇧🇷 selva !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, o COS só pode ser feito durante a formação ou quando servir na Amazônia.
      O tempo mínimo normal para um oficial ficar em uma cidade é de 2 anos. Com esse tempo mínimo, pode pedir transferência, mas não quer dizer que seja atendido necessariamente.
      Não tem nada que obrigue o militar a servir em um lugar por ter determinado curso. Mas, obviamente, será mais visado para servir em determinado lugar quem tenha o curso do mesmo. Além do mais, é importante para o Exército que o militar empregue o curso que fez, caso contrário, é apenas desperdício de dinheiro público.

      Excluir

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)