segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Estágio na Tropa

      Assim como os universitários civis, os cadetes também passam por seu estágio. Contudo, (pra variar) isso é um pouquinho diferente também... rs. Para se formar, os aspiras precisam cumprir o estágio na tropa, chamado lá de EPCT, que será a segunda ponta da estrela.
     O EPCT nada mais é do que duas semanas que eles passarão fazendo estágio em algum quartel do Brasil. De acordo com a classificação, eles escolherão a vaga que quiserem dentre as opções de OMs (organizações militares) disponibilizadas. O estágio acontecerá nas duas semanas seguintes às férias. Contudo, quem estiver em alguma missão nesse período (viajando, no Guerra na Selva ou quem é atleta e participará da navamaer), fará o EPCT durante o manobrão (ou seja, não participará dele).
     Assim que eles sabem as vagas abertas para o EPCT, começa a euforia para escolher e logo eles começam a fazer as prévias (prévia de escolha por classificação). Esse é o primeiro momento em que eles terão um contato (ou melhor, uma ideia) de como será a escolha do final do ano.
     Muitos meninos vêem o estágio na tropa como uma oportunidade para passar férias prolongadas em sua cidade, conhecer outra cidade (ainda mais com os amigos) ou até mesmo para ter ideia de como é a cidade que pretende escolher para servir no ano seguinte. Qualquer que seja o motivo para seu namorado, apoie-o, pois, como eu canso de dizer para todas que me peguntam, em nada nessa vida há apenas um jeito certo do que fazer, de como escolher e todo o resto é errado. Cada um sabe de seus almejos e aspirações e, consequentemente, sabe o que é melhor para si. Não há uma fórmula de como pensar ou apenas um jeito que é o certo, o que é bom para um, pode não ser para o outro, e isso é para tudo, cada um sabe de suas escolhas, cabe aos demais apenas respeitar.
      Pois bem, escolhida a cidade e o quartel para realizar o EPCT, como eu já disse, serão 2 semanas que eles passarão lá, cumprindo expediente normal e, inclusive, tirando alguns serviços. Pois é, não tem moleza não, mas poderão voltar pra casa sempre no final de expediente quando não estiverem de serviço. Quem for para uma cidade em que não more e não for ficar na casa de alguém, pode ficar alojado no próprio quartel, não precisará gastar com hotel, até porque o valor que eles recebem é apenas para comprar a passagem, inclusive têm que devolver o que sobrar.
     Enfim, esse é o primeiro contato com o trabalho que passarão a desempenhar quando se formarem e, por isso, é tão importante e imprescindível para a formação. E lá se vai a segunda ponta da estrela, agora faltam só mais 3 e, a cada passo, a cada  dia, o sonho do Aspirantado está mais e mais próximo, aguenta coração!

2 comentários:

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)