Cavalaria
|
Brasão |
A Cavalaria, conhecida também por "DECA" (pois os cavalarianos dizem ser "De Cavalaria"), é uma das armas de combate. Ela é bastante conhecida pela montaria, inclusive é a primeira coisa a que associam os civis. Contudo, essa não é a principal atividade deles, muito pelo contrário. Os quartéis da Cavalaria se concentram massivamente no Rio Grande do Sul, razão pela qual a maior parte dos cavalarianos é de gaúchos. Além disso, a arma é conhecida pelo seu delicioso carreteiro na Festa Junina e por ser bem festeira. Na AMAN, os cavalarianos realizam diversos campos e exercícios inopinados (acredito que seja a arma com mais atividades desse gênero na AMAN), fazem a escolta em todas as festividades e realizam estágios em outros quartéis também.
|
Fonte: site da AMAN |
No
site da AMAN, encontramos que: "A Cavalaria, do sânscrito AKVA - "combater em vantagem de posição" - é hoje uma arma base do Exército, do sistema operacional manobra, caracterizada pela alta mobilidade, elevada potência de fogo, ação de choque, proteção blindada e sistema de comunicações amplo e flexível. Atua além da vanguarda, reconhecendo, protegendo e engajando o inimigo com seus meios blindados e mecanizados. Na AMAN, o Cadete aprende das tradições da Cavalaria hipomóvel às características técnicas e táticas dos veículos sobre rodas e sobre lagartas de dotação do Exército Brasileiro, com ênfase na teoria e prática do emprego das frações elementares (peça, esquadra, grupo, seção e pelotão) e dos esquadrões de Cavalaria". O
site do Exército também traz que: "Seus elementos podem ser blindados, mecanizados e de guardas. Participa do cerimonial com escoltas mecanizadas e a cavalo".
O patrono é o Marechal Manoel Luiz Osório nascido em 10 de maio de 1808, data em que se comemora o Dia da Cavalaria.
"É fácil a missão de comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever."
Bom, vamos para a parte que mais nos interessa, os locais de servir! Logo aqui abaixo você verá uma imagem na qual destaquei todos os Quartéis de Cavalaria do Brasil.
Ressalto, mais uma vez, que (e isso é muito importante e de interesse de todos!) não é porque o militar é da arma X que só servirá em quartel daquela arma. Não é bem isso! Obviamente ele terá mais opções para ir pros quarteis de sua arma, contudo, precisa-se de militares de todas as armas em todos os quartéis (observando a necessidade de cada organização militar, claro), fora os quartéis que não são especificamente de uma arma.
Bom, por hoje é só isso. Espero que seja útil e que vocês tenham gostado. Peço que, por favor, façam observações e correções de qualquer coisa que eu falei aqui. Até a próxima postagem quando eu falarei um pouquinho sobre as Comunicações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)