quarta-feira, 8 de outubro de 2014

As Armas - Infantaria

Infantaria

Brasão
       A Infantaria é uma das armas combatentes e, muito provavelmente, a primeira coisa a ser associada ao meio militar. A Rainha das Armas, como é chamada, se faz presente em todos os estados brasileiros, inclusive nos interiores remotos da Selva. É uma das principais (se não a principal) arma do Exército Brasileiro, composta pelo maior número de militares e a que mais abre oportunidades para os cursos. O infante é caracterizado por ser aquele cara operacional. Na AMAN, eles fazem diversos campos (sendo a MEGA o mais conhecido deles) e inopinados, fora os estágios em outros quartéis.
       No site da AMAN, está disposto que: "A Infantaria é uma das armas base do exército, integrante do sistema operacional manobra e é formada por combatentes aptos a atuar em diversos tipos de terreno e condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para ser conduzida à frente de combate. Sua principal missão é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade de progredir em pequenas frações, que são de difícil detecção e de grande mobilidade. Utilizando o fogo e o movimento, aproxima-se do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo. O Curso de Infantaria da AMAN forma o tenente comandante de pelotão e o capitão não aperfeiçoado, com ênfase nas tropas motorizada, blindada e leve, empregadas na guerra regular. Para tal, o Cadete cumpre diversos exercícios de campanha, estudando e empregando uma imensa gama de armamentos e equipamentos militares". 
Fonte: site da AMAN
      No site do Exército, encontramos ainda que: "As unidades da Infantaria brasileira distinguem-se por diferentes especialidades: Motorizada, Blindada, Paraquedista, Leve (Aeromóvel), de Selva, de Montanha, de Caatinga, de Polícia do Exército e de Guarda. Os infantes brasileiros podem ser encontrados na Amazônia, no sertão nordestino, nos pampas, nas montanhas, no pantanal, nos montes. Em qualquer lugar, não importa quão longe esteja. Basta que haja uma missão".
        Seu patrono é o Brigadeiro Antônio de Sampaio, nascido em 24 de maio de 1810 e ferido em combate por três vezes em 24 de maio de 1866, nos campos de Tuiuti, data em que se comemora o Dia da Infantaria.
       Visto isso, vamos para a parte que mais nos interessa, os locais de servir! Logo aqui abaixo você verá uma imagem na qual destaquei todos os Quartéis de Infantaria do Brasil.


       Ressalto, mais uma vez, que (e isso é muito importante e de interesse de todos!) não é porque o militar é da arma X que só servirá em quartel daquela arma. Não é bem isso! Obviamente ele terá mais probabilidade de ir pros quarteis de sua arma, contudo, precisa-se de militares de todas as armas em todos os quartéis (observando a necessidade de cada organização militar, claro), fora os quartéis que não são especificamente de uma arma.
       Bom, por hoje é só isso. Espero que seja útil e que vocês tenham gostado. Peço que, por favor, façam observações e correções de qualquer coisa que eu falei aqui. Até a próxima postagem quando eu falarei um pouquinho sobre a Intendência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)