As Comunicações (e não comunicação, como muitos devem pensar) são conhecidas como A Arma do Comando. Os comunicantes, normalmente, são pessoas que gostam de tecnologia, de computadores e tal, o que é bem útil na arma, uma vez que eles terão que operar rádios e sistemas, ou seja, muitos fios e programas de computador! Rs.
Brasão |
No site da AMAN, achamos que: "Arma fundamental ao Sistema Operacional Comando e Controle, as Comunicações são responsáveis pelo planejamento e gerenciamento dos meios de comunicações dos grandes comandos, coordenando diversos sistemas e equipamentos para que o comando seja exercido com eficácia e com segurança. Com o avanço das tecnologias em combate, é uma área fundamental das guerras modernas, mesmo antes dos combates, integrada aos meios de inteligência. O Cadete de Comunicações inicia o seu aprendizado pelo estudo básico de eletrônica, de criptografia e de sistemas computacionais, chegando aos modernos equipamentos utilizados na chamada Guerra Eletrônica". O site do Exército traz ainda que: "proporcionam as ligações necessárias aos escalões mais altos que exercerão a coordenação e o controle de seus elementos subordinados antes, durante e após as operações. Além disso, atua no controle do espectro eletromagnético, por meio das atividades de Guerra Eletrônica, para impedir ou dificultar as comunicações do inimigo, facilitar as próprias comunicações e obter informações".
Fonte: site da AMAN |
O patrono da Arma é o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nascido em 05 de maio de 1865, data em que se comemora o Dia das Comunicações e razão pela qual a arma também é reconhecida pelo seu brado "Rondon".
Assim sendo, vamos para a parte que mais nos interessa, os locais de servir! Logo aqui abaixo você verá uma imagem na qual destaquei todos os Quartéis de Comunicações do Brasil - aqui destaco que os B Log (Batalhões Logísticos) são quartéis de Intendência, Material Bélico e Comunicações.
Ressalto, mais uma vez, que (e isso é muito importante e de interesse de todos!) não é porque o militar é da arma X que só servirá em quartel daquela arma. Não é bem isso! Obviamente ele terá mais opções para ir pros quarteis de sua arma, contudo, precisa-se de militares de todas as armas em todos os quartéis (observando a necessidade de cada organização militar, claro), fora os quartéis que não são especificamente de uma arma.
Bom, por hoje é só isso. Espero que seja útil e que vocês tenham gostado. Peço que, por favor, façam observações e correções de qualquer coisa que eu falei aqui. Até a próxima postagem quando eu falarei um pouquinho sobre a Engenharia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado, sugestão, crítica, elogio, etc.
Não esqueça de se identificar! ;)